Multimodalidade nas práticas de leitura do livro didático de português para o ensino médio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260406

Parole chiave:

leitura, livro didático de português, multimodalidade

Abstract

Este trabalho investiga o tratamento didático dispensado ao fenômeno da multimodalidade nas atividades de leitura da coleção de livros didáticos Ser Protagonista, destinada ao Ensino Médio. Sob a perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo de Nova Londres, aderida no Brasil por Rojo (2012), Kleiman (2014), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), entre outros, a análise examina como as propostas de atividades de leitura abordam a integração de diferentes semioses. Constatou-se um tratamento limitado, revelando a primazia da linguagem verbal sobre outras semioses. 

Biografie autore

Jary Amaral de Deus Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando do Profletras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduado em Letras Português-Licenciatura pela mesma universidade. E-mail: jaryamaral@gmail.com.

Emanuel Cordeiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor de Linguística da mesma universidade. E-mail: emanuelcords@gmail.com.

Riferimenti bibliografici

BARRETO, R. et al. Ser Protagonista: língua portuguesa, 3º ano: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016a.

BARRETO, R. et al. Ser Protagonista: língua portuguesa, 1º ano: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016b.

BARRETO, R. et al. Ser Protagonista: língua portuguesa, 2º ano: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016c.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2023.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnologias, 1999.

BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CRISTÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais e ensino: contribuições do interacionismo sociodiscursivo. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B., BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARKOVSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino: 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011.

DIONÍSIO, A. P., VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio: São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

DUARTE, A. P. A. Exploração da multimodalidade em livros didáticos de Português: Língua Adicional e Língua Materna. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1984.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. Tese (Doutorado em estudos linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 72–91, 2014.

MARSARO, F. P. Portais de editoras de livros didáticos: análise à luz dos multiletramentos. In: ROJO, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M., GAYDECZKA, B., BRITO, K. S. (org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011.

RIBEIRO, A. E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. Apresentação: gêneros orais e escritos como objetos de ensino: modos de pensar, modos de fazer. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Pubblicato

2024-04-26

Come citare

Barros, J. A. de D., & Silva, E. C. da. (2024). Multimodalidade nas práticas de leitura do livro didático de português para o ensino médio. Revista Investigações, 36(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260406

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.