POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DO PRONERA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO AMAPÁ

Autores

  • Ramofly Bicalho UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jefferson Almeida Brito Instituto Federal de Amapá
  • Pedro Clei Macedo Instituto Federal de Amapá

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p158-177

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação do Campo. Movimentos Sociais. Reforma Agrária.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de educação do campo e sua interface com a educação profissional, tendo como especificidade o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), destacando a mobilização das organizações e movimentos sociais, como protagonistas na luta pela terra e igualdade de condições no acesso a educação pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Utilizamos, predominantemente, relatórios técnicos, editais, projeto político-pedagógico e portarias relacionadas ao Curso Técnico em Meio Ambiente, no Instituto Federal do Amapá. A análise dos dados revelou a importância da Pedagogia da Alternância, como princípio metodológico. A diversidade dos tempos e espaços de formação emancipadora contribuíram para o empoderamento dos assentados agroextrativistas da reforma agrária na Amazônia amapaense.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado I na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Jefferson Almeida Brito, Instituto Federal de Amapá

Mestre em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ. Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na área de Gestão Ambiental no IFAP.

Pedro Clei Macedo, Instituto Federal de Amapá

Doutorando em Educação no Programa de Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ; Mestre em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ. Técnico em Assuntos Educacionais no IFAP.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Bicalho, R., Brito, J. A., & Macedo, P. C. (2019). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DO PRONERA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO AMAPÁ. Revista Debates Insubmissos, 2(5), 158–177. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p158-177

Edição

Seção

Dossiê

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