ENTRE MARTINHO LUTERO E PAULO FREIRE: PEDAGOGIAS PERTINENTES

Autor/innen

  • Everaldo Fernandes da Silva UFPE – CAA
  • William Silva Francisco da Silva Secretaria de Educação de Riacho das Almas – PE

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p127-138

Schlagworte:

Martinho Lutero, Paulo Freire, Pedagogias.

Abstract

RESUMO

Este artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado na área de Educação, enseja distinguir e aproximar de forma dialógica as pedagogias Luterana e Freireana. Não obstante, o distanciamento espaço-temporal entre ambos, com as especificidades contextuais, materiais e simbólicas, situamos aspectos relevantes em suas empreitadas educativo-políticas. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para alcançarmos o objetivo dessa investigação.

Palavras-chave: Martinho Lutero; Paulo Freire; Pedagogias.

Literaturhinweise

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, C. R. O que é educação. Col. Primeiros Passos. nº. 20, São Paulo: Brasiliense, 2013.

CALADO, A. J. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru: Edições FAFICA, 2001.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_____. Educação e mudança. Trad. de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 31.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

JARDILINO, J. R. L. Lutero e educação. Coleção Pensadores e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

LUTERO, M. Educação e reforma. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 2000. Coleção Lutero para hoje.

_____. Martinho Lutero: uma coletânea de escritos. São Paulo: Vida Nova, 2017.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SOUZA, J. F. de. Prática pedagógica e formação de professores. Ensaio para concorrer ao cargo de professor. UFPE, Recife, 2006.

Veröffentlicht

2019-02-09

Zitationsvorschlag

Silva, E. F. da, & Silva, W. . S. F. da. (2019). ENTRE MARTINHO LUTERO E PAULO FREIRE: PEDAGOGIAS PERTINENTES. Revista Debates Insubmissos, 2(4), 127–138. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p127-138

Ähnliche Artikel

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.