MUSEUS: TERRITÓRIOS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO DIFUSÃO EXTENSIONISTA DE SABERES, MEMÓRIAS E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p139-163

Palavras-chave:

Museus. Memória. Saberes. Cultura.

Resumo

 

RESUMO

 

Este artigo propõe um diálogo sobre as possibilidades do ensino didático de história, práticas e saberes através de materiais e múltiplos artefatos artesanais encontrados em museus-territórios de brinquedos e brincadeiras populares. Os museus brinquedo são espaços de prática de conhecimento, cultura lúdica e reavivamento da memória intergeracional para adultos e crianças. Suas exposições fixas e projetos itinerantes possibilitam ao público afetividade e memória de experiências e saberes vividos em suas próprias culturas. Enquanto seres humanos, iniciamos nosso desenvolvimento pela cultura lúdica, pela imaginação, pelas brincadeiras de faz de conta, pela relação com os brinquedos e o brincar, vamos construindo modelos de saberes e interações com o mundo e situações ricas de aprendizagem. Segundo a teoria vygotskyana, a aprendizagem se dá em um processo internalizado pelas relações interpessoais dos indivíduos. O além do olhar na educação museal dos espaços brincantes muda o paradigma que corresponde ao espaço do museu como sendo apenas um lugar sisudo e rígido. Museus como territórios do brincar abrem oportunidades de desenvolvimento de novas estratégias de relacionamento do público com o acervo, repensando o uso do próprio espaço no âmbito educativo que consolide a educação museal como campo de difusão de saberes, memórias e práticas. Fundamentamos nossas reflexões e dialogismo nas concepções de Vygotsky (2003); Ariès (1986); Kishimoto (2005); Brougère (2010) e Huizinga (2008) e nas argumentações de Queiroz e Melo (2010); Roberts (1997) e Rogério (2013).

Biografia do Autor

Adriana Isabel Rodrigues Marcos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Católica do Ceará (2013). Especialista em Arte-Educação pela Faculdade Campos Elíseos (2017). MBA em Book Publishing pelo Instituto Singularidades (2019).  Professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Fortaleza, CE.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação.

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor da rede pública de ensino do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Rodrigues Marcos, A. I., Furtado Ribeiro, L. T., & Basílio, E. F. (2021). MUSEUS: TERRITÓRIOS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO DIFUSÃO EXTENSIONISTA DE SABERES, MEMÓRIAS E PRÁTICAS. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 139–163. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p139-163

Edição

Seção

Dossiê Educação Popular e Saberes Tradicionais em diferentes territorialidades

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