EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A BNCC: PONTES POSSÍVEIS

Autores

  • Fernanda Brandão Lapa Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Suiany Zimermann Bail

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p100-125

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Base Nacional Comum Curricular, Competências.

Resumo

O artigo teve como objetivo demonstrar a existência de possíveis pontes entre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresentou os marcos teóricos e jurídicos da EDH, com o intuito de fundamentá-la enquanto componente obrigatório e essencial do direito humano à educação. Não se negou a existência de contundentes críticas ao processo de elaboração da Base, mas destacou-se a necessidade da observância da hierarquia normativa quando implementada, ou seja, situar a BNCC em relação aos demais documentos de direitos humanos. Por fim, visou-se a construção de pontes entre elementos da EDH e as competências gerais e específicas da BNCC, com o intuito de demonstrar a necessidade da leitura desse documento pelas lentes dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Suiany Zimermann Bail

Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade da Região de Joinville (2018). Coordenadora de Advocacy e Articulação no Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. Membra da Comissão de Educação Jurídica da OAB Subseção Joinville/SC.

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

Brandão Lapa, F., & Zimermann Bail, S. (2022). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A BNCC: PONTES POSSÍVEIS. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 100–125. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p100-125

Edição

Seção

Número Especial Educação em Direitos Humanos

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