FILOSOFIAS E LEITURAS DECOLONIAIS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ADIAR O FIM DO MUNDO À LUZ DAS CATEGORIAS DE BEM VIVER E RESISTÊNCIA

Autor/innen

  • Paulo S. J. Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gerson Egas Severo

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p158-190

Schlagworte:

(1) Filosofias e leituras decoloniais, (2) Ameríndia, África e Extremo Oriente (3) bem viver e resistência

Abstract

No presente artigo, são apresentadas reflexões e leituras decoloniais concernentes a aspectos fundamentais das paideias, da ancestralidade e das sabedorias originárias de outras matrizes culturais, especialmente, as da África e do Extremo Oriente Asiático. O ponto de partida referencial é o da experiência acadêmica e pedagógica de disciplina desenvolvida recentemente no âmbito do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, considerando, para tanto, as categorias chaves de bem viver e de resistência, recepcionadas de debates sobre a questão em contexto da Ameríndia.

Veröffentlicht

2023-05-09

Zitationsvorschlag

Bittencourt, P. S. J., & Severo, G. E. (2023). FILOSOFIAS E LEITURAS DECOLONIAIS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ADIAR O FIM DO MUNDO À LUZ DAS CATEGORIAS DE BEM VIVER E RESISTÊNCIA. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 158–190. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p158-190

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: Educação, Epistemologias Decoloniais e Interseccionalidades

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