VOZES DISSONANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DA POBREZA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Jailton Gonçalves Prates UNICENTRO-PR doutorando
  • Angela Maria Moura Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO-PR

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p265-283

Palavras-chave:

educação – pobreza – desigualdade social

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como escopo discutir as relações entre a pobreza, a desigualdade social e a educação, uma vez que esta é um direito de todos(as). Sob esse prisma, vem à baila a discussão acerca da escola da acolhida e a do conhecimento, bem como o tema pobreza aparece nos currículos formais e de que forma esse tema é discutido/trabalhado. A abordagem do objeto de estudos é a qualitativa e os procedimentos metodológicos foram a revisão de literatura e a observação participante da prática docente. Para isto, tenciona as categorias pobreza e educação, depois, discute a pobreza e a desigualdade como violação dos direitos humanos e, por fim, debate a escola da acolhida e a escola do conhecimento. Conclui-se que a falta de acesso a uma educação de qualidade perpetua o ciclo de pobreza e desigualdade, prejudicando o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos e comunidades.

Biografia do Autor

Jailton Gonçalves Prates, UNICENTRO-PR doutorando

Possui graduação (licenciatura) em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2010) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR), especialização em Interfaces entre Estudos Literários e Linguísticos (2012) e mestrado em Letras pela UNICENTRO (2013). Possui graduação em Teologia (bacharel) pelo Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel em convênio com a PUC-PR (2006). É professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do Paraná (QPM). Doutorando em Letras pela UNICENTRO.

Angela Maria Moura Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO-PR

Preofessora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Universidade.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Gonçalves Prates, J., & Costa, A. M. M. (2025). VOZES DISSONANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DA POBREZA NO PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 265–283. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p265-283

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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