VOZES DISSONANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DA POBREZA NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p265-283Palavras-chave:
educação – pobreza – desigualdade socialResumo
Resumo: O presente artigo tem como escopo discutir as relações entre a pobreza, a desigualdade social e a educação, uma vez que esta é um direito de todos(as). Sob esse prisma, vem à baila a discussão acerca da escola da acolhida e a do conhecimento, bem como o tema pobreza aparece nos currículos formais e de que forma esse tema é discutido/trabalhado. A abordagem do objeto de estudos é a qualitativa e os procedimentos metodológicos foram a revisão de literatura e a observação participante da prática docente. Para isto, tenciona as categorias pobreza e educação, depois, discute a pobreza e a desigualdade como violação dos direitos humanos e, por fim, debate a escola da acolhida e a escola do conhecimento. Conclui-se que a falta de acesso a uma educação de qualidade perpetua o ciclo de pobreza e desigualdade, prejudicando o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos e comunidades.
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