INTERPELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS: NOTAS SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA MODERNA NA GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Auteurs

  • Vinícius Maurício de Lima Universidade Federal do ABC (UFABC) https://orcid.org/0000-0001-5111-3409
  • Bruna Mendes de Vasconcellos Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Anastasia Guidi Itokazu Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p251-274

Mots-clés :

Ensino Superior, Currículo, Epistemologia.

Résumé

Com a “Lei de Cotas”, o perfil de discentes do Ensino Superior no Brasil tem se tornado mais diverso. Mas o ensino da ciência moderna ainda privilegia a visão de mundo ocidental. Assim, questionamos como poderíamos na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde lecionamos, diversificar o ensino de epistemologia. Pressupomos que, ao propor uma ementa com discussões contemporâneas sobre colonialidade, raça e gênero no fazer científico, conseguiríamos tensionar currículos mais tradicionais, buscando uma descolonização de saberes (KILOMBA, 2019), o que tivemos como objetivo refletir com discentes e docentes. Relatamos e analisamos nossa experiência na disciplina “Bases Epistemológicas da Ciência Moderna”, ministrada para discentes de cursos de graduação interdisciplinares. Da proposta de um programa diversificado à realização de dinâmicas em aula e de uma avaliação plural, notamos que parte dos/das discentes pôde refletir criticamente sobre a produção do conhecimento científico. Também, observamos como as desigualdades socioeconômicas entre discentes impactam na democratização da ciência. Encerramos relatando ecos dessa perspectiva epistemológica insurgente na própria instituição e nos debates entre docentes sobre a disciplina.

Références

ANDIFES; FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES. Uberlândia: Andifes; Fonaprace, 2019.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu. História da ciência, epistemologia e ensino: uma proposta para atualizar esse diálogo. In: VIII Enpec, 8., 2012, Campinas. Anais… Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012. v. 1.

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação. Revista Ciência e Cultura, 03/2023. Disponível em: <https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=politica-afirmativa-democratizacao-do-acesso-a-universidade-e-propostas-de-avaliacao>. Acesso em: 26/03/2023.

BORGES, Antonádia; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Dessenhorizar a Universidade: 10 anos da Lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 1-20, 2022.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciência às Orientações para o Ensino das Ciências: Um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 337f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: Entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, 2020.

CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. Educação no Ensino Superior em Tempos de Pandemia. Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020.

CHALMERS, Alan Francis. O que é Ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

CHIBENI, Silvio. O que é ciência? Seminário “Ciência para todos?”, Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, Universidade Estadual de Campinas, 2001.

DANOWSKI, Deborah. Negacionismos. São Paulo: n-1 Edições, 2019.

DANTAS, Lucas Silva. A insurgência de epistemologias dissidentes no contexto acadêmico. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, v. 5, n. 18, p. 253-266, 2022.

EINSTEIN, Albert. Indução e Dedução na Física. Scientiae Studia, São Paulo, v. 3, n. 4, 2005, p. 663-664.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2018.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto das Aulas e Atividades Remotas no Ensino Superior em Tempo da Pandemia Covid-19. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1 (Sup.), p. 19-28, 2020.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Reunião do Grupo de Trabalho "Temas e Problemas da População Negra no Brasil", IV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 29 a 31 de outubro de 1980.

HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995.

hooks, bell. Educação democrática. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 199-207.

ITOKAZU, Anastasia Guidi. Ciência para os 99%. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 39, p. 144-160, 2021.

JESUS, Likem Edson Silva de. Por uma transição epistemológica insurgente: reflexões sobre a produção do conhecimento e as realidades possíveis a partir da periferia urbana. Intratextos, Rio de Janeiro, v. 11, p. 86-101, 2022.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Pensando com a cabeça na Terra. In: VI REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6., 2017, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017, p. 1-11.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

MARTIN, Emily. The Egg and the Sperm: How Science has Constructed a Romance based on Stereotypical Male-Female Roles. In: KELLER, Evelyn Fox; LONGINO, Helen E. Feminism and Science. New York: Oxford University Press, 1996, p. 103-20.

POPPER, Karl. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora UnB, 2008.

PRECIADO, Paul. Farmacopoder. In: ______. Testojunkie: sexos, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 Edições, 2018, p. 157, 252.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142.

RAMOS, Maurivan G. Epistemologia e Ensino de Ciências: Compreensões e perspectivas. In: MORAES, Roque. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 13-36.

ROQUE, Tatiana. O Negacionismo no Poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Revista Piauí, 03 de fevereiro de 2020. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/>. Acesso em: 25.03.2023.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos. Modos e significados. Brasília: INCTI; UnB; INCT; CNPq; MCTI, 2015.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.

SATLER, Janine Um projeto ecofeminista para a complexidade da vida. In: ROSENDO, Daniela et al. Ecofeminismos: Fundamentos teóricos e práxis interseccionais. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2019.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Uma Leitura a partir da Epistemologia de Paulo Freire: A transversalidade da ética na educação, currículo e ensino. Revista Cocar, Belém, v. 6, n.11, p. 7-15, 2012.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, n. 28, p. 19-54, 2007.

SEVERINO, António Joaquim; TAVARES, Manuel. Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 48, p. 99-116, 2020.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.

SILVA, Michelli Domingos da et al. Coronavírus: Consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 1-9, 2021.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.

YANOMAMI, Davi Kopenawa; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Téléchargements

Publiée

2024-05-16

Comment citer

Maurício de Lima, V., Mendes de Vasconcellos, B., & Guidi Itokazu, A. (2024). INTERPELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS: NOTAS SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA MODERNA NA GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 251–274. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p251-274

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

Articles similaires

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.