SIGNIFICADOS E SENTIDOS PARA SUJEITOS QUE APRENDEM: O CURSO DE PEDAGOGIA EM DISCUSSÃO
THE PEDAGOGY COURSE IN DISCUSSION
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p19-42Parole chiave:
formação docente, narrativas docentes, PedagogiaAbstract
Compreendemos que a formação docente é algo complexo e que vem propondo questionamentos, buscamos através desse estudo destacar aspectos indicadores e significativos que contribuam para a discussão em torno do desenvolvimento profissional da docência no próprio processo de formação, além de apresentar subsídios para futuras investigações das representações, ideias e fundamentos que embasem o estudante de Pedagogia. Utilizamos como referencial análises narrativas escritas produzidas em portfólios por quinze estudantes do curso de Pedagogia. Após análise essas narrativas foram organizadas em três eixos articuladores: o ensino universitário, o curso enquanto aprendizado e apontamentos para os cursos de pedagogia/licenciaturas. Conhecer as opiniões, pensamentos e práticas dos/as estudantes do curso de pedagogia nos permite ir além somente da constatação e da denúncia, mas contribuir para avanços que tenham impacto político e pedagógico nas licenciaturas de maneira geral.
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