SIGNIFICADOS E SENTIDOS PARA SUJEITOS QUE APRENDEM: O CURSO DE PEDAGOGIA EM DISCUSSÃO

THE PEDAGOGY COURSE IN DISCUSSION

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p19-42

Parole chiave:

formação docente, narrativas docentes, Pedagogia

Abstract

Compreendemos que a formação docente é algo complexo e que vem propondo questionamentos, buscamos através desse estudo destacar aspectos indicadores e significativos que contribuam para a discussão em torno do desenvolvimento profissional da docência no próprio processo de formação, além de apresentar subsídios para futuras investigações das representações, ideias e fundamentos que embasem o estudante de Pedagogia. Utilizamos como referencial análises narrativas escritas produzidas em portfólios por quinze estudantes do curso de Pedagogia. Após análise essas narrativas foram organizadas em três eixos articuladores: o ensino universitário, o curso enquanto aprendizado e apontamentos para os cursos de pedagogia/licenciaturas. Conhecer as opiniões, pensamentos e práticas dos/as estudantes  do curso de pedagogia nos permite ir além somente da constatação e da denúncia, mas contribuir para avanços  que tenham impacto político e pedagógico nas licenciaturas de maneira geral.

Biografie autore

Rita de Cássia Petrenas, UNICEP/UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista -Campus Araraquara (2015). Atuou como coordenadora e professora dos anos iniciais da educação básica pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo ( 1988 a 2020) . Coordenadora e Professora contratada - Faculdades UNICEP Centro Universitário Central Paulista . Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, sexualidade, gênero, ciclos de aprendizagem, representações sociais e cotidiano escolar.

Maria Salete Zufelato Vencel, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Dra. em Ciências. Professora do CEETEPS (Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza), São Paulo Brasil.

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Pubblicato

2024-05-16

Come citare

Petrenas, R. de C., & Vencel, M. S. Z. (2024). SIGNIFICADOS E SENTIDOS PARA SUJEITOS QUE APRENDEM: O CURSO DE PEDAGOGIA EM DISCUSSÃO: THE PEDAGOGY COURSE IN DISCUSSION. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 19–42. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p19-42

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