A HISTÓRIA COMO ESPERANÇA: POR UMA HISTÓRIA LIBERTADORA INSPIRADA EM PAULO FREIRE

Autores

  • Joina Freitas Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • João Batista de Albuquerque Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p11-30

Palavras-chave:

história libertadora, Paulo Freire, história esperança.

Resumo

Inspirado a partir de algumas categorias e conceitos de Paulo Freire, este trabalho reflete sobre a produção de uma história libertadora, destinada não apenas à produção historiográfica e ao ensino das disciplinas históricas, mas também à nossa reflexão enquanto agentes diante de um momento histórico tão repleto de retrocessos. Alguns conceitos freireanos foram tensionados, visto que, ao autor, a dimensão humana só é realizável enquanto consciência histórica, sendo assim, a pedagogia de Paulo Freire sempre está conectada à história. “Dizer a sua palavra”, máxima da pedagogia do autor, implica em dizer a sua história, e significa assumir a condição de sujeito de transformação e, nesta condição, a história só pode operar como devenir, como potência de mudança. A consciência da condição de sujeito histórico permite, a este, historicizar o mundo, conceito que aproximamos da objetivação do mundo, proposta pelo autor. Freire preconizava que a consciência de si, partia do próprio corpo, e ao situar o “corpo molhado de história” nos possibilita pensar o corpo como primeiro lugar de acontecimento histórico, corpo historiado e oprimido que necessita ser libertado. Ao fim, uma circularidade: essa história libertadora se converte em uma história como esperança, visto que, ao criar a capacidade de transformação, liberta.

Biografia do Autor

Joina Freitas Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Professora associada da Universidade Federal do Piauí lotada no Curso de Arqueologia. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Pós-doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

João Batista de Albuquerque Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Professor titular, com doutorado em ciências e pós doutorado em educação e pós-doutorado sênior em Educação Dialógica. – Fortaleza – CE - Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana - GEAD.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Borges, J. F., & Figueiredo, J. B. de A. (2024). A HISTÓRIA COMO ESPERANÇA: POR UMA HISTÓRIA LIBERTADORA INSPIRADA EM PAULO FREIRE. Revista Debates Insubmissos, 6(22), 11–30. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p11-30

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

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