RE(EXISTÊNCIAS) E INSURGÊNCIAS CONTRA O GENOCÍDIO E O EPISTEMICIDIO NOS PROCESSOS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA EQUATORIANA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p179-210Palavras-chave:
re(existência), epistemicido, teoria decolonial.Resumo
Este texto visa analisar os processos de re(existência) e insurgências dos povos indígenas Kichwas e Waoranis contra os processos extrativistas na Amazônia Equatoriana. As análises propostas resultam do trabalho de campo realizado (durante a instância de pesquisa doutoral) junto a estes povos no ano de 2017. E também de vivências anteriores com outras etnias no contexto de países latino-americanos, a partir do ano de 2009. A metodologia adotada de orientação decolonial objetivou romper com as formas clássicas de fazer pesquisa nas ciências sociais. Optamos por um percurso investigativo baseado na alteridade, num estar lado-a-lado com estes sujeitos, produzindo uma ruptura na ideia de objeto de pesquisa. As conclusões deste estudo apontam para um processo de re(existência) às racionalidades extrativistas moderno/coloniais/eurocêntricas que encobrem/exterminam este “outro”, percebido não como um igual, mas como alguém inferior, atrasado e selvagem. Apesar dos processos de genocídio e de epistemicidio existem novos e importantes processos de resistência que se organizam de forma comunitária desde os territórios e que tem reverberado internacionalmente, demonstrando a capacidade de organização e resistência destes povos.
Referências
ACOSTA, Alberto. Nuevos enfoques para la teoría del desarrollo. In THIEL, Reinhold E. (Ed.). Teoría del desarrollo — Nuevos enfoques y problemas. Caracas: Editorial Nueva Sociedad. 2001.
______. Desarrollo Glocal — Con la Amazonía en la mira. Quito: Corporación Editora Nacional. 2005.
______. Bitácora Constituyente. Quito: Ed. Abya Yala, 2008.
______. El Buen Vivir, una utopía por (re)construir. Revista Casa de las Américas, n. 257. Habana, Cuba. 2010.
______. La maldición de la abundancia. Quito: Ed. Swissaid y Abya-Yala. 2009.
______. Hacia la Declaración Universal de los Derechos de la Naturaleza Reflexiones para la acción. Revista AFESE, Quito, n. 54, p. 1-17. 2010.
______. 2011. Solo imaginando otros mundos, se cambiara éste: Reflexiones sobre el Buen Vivir. In: FARAH, I.; VASAPOLLO, L. (Orgs.). Vivir bien: paradigma no capitalista? CIDES-UMSA, 1. ed. La Paz, Bolivia: Ed. Plural 2011.
______. El Buen Vivir: Sumak kawsay, una oportunidad para pensar otros mundos. Barcelona: Icária, 2012.
______. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária; Elefante. 2016a. 264 p.
______. Extrativismo e neoextrativismo; duas faces da mesma maldição. In: DILGER, Gerhar; LANG, Miriam; FILHO, Jorge Pereira (Orgs.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016b.
ACOSTA, Alberto; ESPERANZA, Martínez (Eds.). Derechos de la Naturaleza — El futuro es ahora. Quito: Ed. Abya Yala. 2009.
ALERTA VERDE, n. 170, janeiro de 2014. Boletim de Acción Ecológica. 2014. Disponível em http://goo.gl/fQV3kW. Acesso em: Jun. de 2019.
BÁEZ, Fernando. A história da destruição cultural da América Latina: da conquista à globalização. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010.
BAUTISTA, J. J. Hacia la descolonización de la ciencia social latinoamericana: cuatro ensayos metodológicos y epistemológicos. La Paz, Bolivia: Rincón Ediciones. 2012.
______. ¿Qué significa pensar desde América Latina? Madrid, España: Akal. 2014.
BAUTISTA, R. Hacia una constituicion del sentido significativo del “vivir bien”. In: FARAH, I; VASAPOLLO, L. (Orgs.). Vivir bien: paradigma no capitalista? CIDES-UMSA, 1ª Ed. Plural editores. La Paz. Bolivia. 2011.
______. Del Mito del Desarrollo al Horizonte del “Vivir Bien” ¿Por qué fracasa el socialismo en el largo siglo xx? Yo soy si Tú eres ediciones, n. 1, La Paz, Bolivia. 2017.
CHOQUEHUANCA, D. Hacia la reconstrucción del Vivir Bien. America Latina en Movimiento, ALAI, n. 452, p. 6-13, 2010.
CONAIE - La Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador frente a la Asamblea Constituyente. Proyecto político de la CONAIE 1994. Quito: CONAIE, 1994.
GARCIA LINERA, 2020. Disponível em: https://revistacrisis.com.ar/notas/bolivia-no-tiene-escrito-su-destino?fbclid=IwAR0sIRkdW4erC5aso3zPWxXtH7b6ClplsebQ1R1eERdZ-Xog3-u8XttO524. Acesso em 30 de out.2020
GROSFOGUEL, Rámon. Del extractivismo económico al extractivismo epistémico y ontológico, Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo, n. 4, p. 33-45, 2016.
GUDYNAS, Eduardo. Bem-Viver: Germinando alternativas ao desenvolvimento. América Latina em Movimento - ALAI, v. 462, n. 1-20, 2011. Disponível em: http://loomioattachments.s3.amazonaws.com/uploads/4b8f3b4112dd1e775500bced50f5747b/bem-viver-germinando-alternativas-ao-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.
______. La ecología política del giro biocéntrico en la nueva Constitución del Ecuador. Revista de Estudios Sociales, n. 32, Bogotá, 2009.
______. El mandato ecológico: derechos de la naturaleza y políticas ambientales en la nueva Constitución. Quito, Equador: Ed. Abya-Yala. 2009.
______. Diez tesis urgentes sobre el nuevo extractivismo: Contextos y demandas bajo el progresismo sudamericano actual. In: JURGEN, S. et al. Extractivismo, Política y Sociedad. CAAP/CLAES, Quito, p. 187-225. 2009.
______. Posextrativismo y alternativas ao Desarrallo desde la sociedade civil. In: LANG, M.; LOPES, C.; SANTILLANA, M. (Comps.). Alternativas al capitalismo/colonialismo del siglo XXI. 2. ed. Ciudad autônoma de Buenos Aires: América Libre, 2013.
______. Transições ao pós-extrativismo. Sentidos, opções e âmbitos. In: DILGER, G; LANG, M. FILHOS, J. P. (Orgs.). Descolonizar o imaginário. Debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.
LO BRUTTO, G. Cooperación internacional para el desarrollo y democracia en México. México: BUAPICSYH-CEDES, 2014.
MALDONADO, P.; BAYÓN. M. Nacionalidad Waorani, Tagaeri y Taromenani: una história de permanente acoso territorial. In: VALLEJO, I.; AVILA, R. (Orgs). El último grito del Jaguar. Memórias del I congreso sobre pueblos indígenas aislados en la Amazonía ecuatoriana. Quito, Equador: Ed. Abya Yala. 2017.
MARAÑÓN. B. P. Buen vivir y descolonialidad: crítica al desarrollo y la racionalidad instrumentales. 1. Ed. México: UNAM, Instituto de Investigaciones Económicas, 2014.
NARVÁEZ, I. Los waorani en el Yasuní: contrapoder de los ‘poderes salvajes. NARVÁEZ, I.; MARCHI, M.; PAPPALARDO, S. E. (Coords.). Pappalardo Yasuní, zona de sacrificio: análisis de la Iniciativa ITT y de los derechos colectivos indígenas. Quito: FLACSO, Sede Equador, 2013.
QUIJANO, Aníbal. (2000), “Colonialidad del Poder y Clasificación Social”. Journal of World-Systems Research, n. 2, v. 11, p. 342-386. 2000.
SVAMPA. M. Extrativismo, neodesenvolvimentismo e movimentos sociais. In: DILGER, G; LANG, M. FILHOS, J. P. (Orgs.). Descolonizar o imaginário. Debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.
______. Consenso dos commodities e megamineração. 2012. Disponível em: https://alainet.org/active/53571&lang=es. Acesso em: fev. 2019.
ORTIZ Ocaña, A.; ARIAS López, M. I.; Hacer decolonial: desobedecer a la metodología de investigación. Hallazgos, n. 16, v. 31, p. 149-168. 2019.
ORTIZ Ocaña, A.; ARIAS López, M. I.; PEDROZO Conedo, Z. E. Decolonialidad de la Educación: Urgencia/emergencia de una Pedagogía Decolonial. Santa Marta: Universidad del Magdalena. 2018a.
______. Metodología “otra” en la investigación social, humana y educativa: el hacer decolonial como proceso decolonizante. Revista FAIA, n. 7, v. 30, p. 172-200. 2018b.
RAMPINELLI, W. J. Um genocídio, um etnocídio e um memoricidio praticados contra os povos latino-americanos. Lutas Sociais, São Paulo, n.30, v. 17, p.139-142, jan./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Debates Insubmissos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
