AGÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE DISSIDENTES NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS E PROFESSORES/AS EM MATO GROSSO DO SUL

Autor/innen

  • Fabricio Pupo Antunes Colégio Novaescola
  • Tiago Duque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p272-294

Schlagworte:

Escola, Agência, Gênero, Sexualidade, Dissidência.

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar as experiências positivas em relação a gênero e sexualidade dissidentes nas escolas de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a coleta de relatos de diferentes jovens e professores/as de instituições públicas e privadas por meio de um blog divulgado em atividades educativas e mídias sociais. Teoricamente as análises foram feitas a partir das teorias pós-críticas em educação. Mesmo em uma realidade demarcada pela heteronormatividade, os resultados apontam para as possibilidades de agência dos/as participantes em diferentes contextos escolares, especialmente em cidades do interior do estado. 

Autor/innen-Biografien

Fabricio Pupo Antunes, Colégio Novaescola

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Novaescola Ensino Médio (2018 a 2020). Bolsista ICJ CNPq/USP (2018-2020). Integrante do "Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças" da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande), do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá) e do Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009). Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (2005) e bacharelado em Ciências Religiosas (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas.

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Veröffentlicht

2021-01-10

Zitationsvorschlag

Antunes, F. P., & Duque, T. (2021). AGÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE DISSIDENTES NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS E PROFESSORES/AS EM MATO GROSSO DO SUL. Revista Debates Insubmissos, 3(11), 272–294. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p272-294

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Rubrik

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