A INSURGÊNCIA DE EPISTEMOLOGIAS DISSIDENTES NO CONTEXTO ACADÊMICO

Autores

  • Lucas Silva Dantas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Instituto Singularidades

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p253-266

Palavras-chave:

Epistemologia, Dissidência, Redemocratização, Insurgência.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar trabalhos realizados por corpos dissidentes de gênero, raça, classe e sexualidade sobre a produção de conhecimento no meio acadêmico; e a insurgência de epistemologias como rearticulação neste contexto. Analisar como essas propostas articulam redemocratização e deslocamento do modo como se produz conhecimento, quando produzem apoiados num outro referencial teórico, sob outras metodologias, novas formas de sistematização e de escrita. Adotando uma outra perspectiva de mundo e levando em conta realidades até então ocultadas e desarticuladas, por epistemologias dominantes que são adotadas como referências únicas e universais, da maneira de produzir e legitimar o saber. Problematizar a relação entre política e educação trazendo para o foco da produção acadêmica corpos dissidentes como sujeitos produtores, e não mais como objetos de pesquisa, deslocando assim o problema da educação não como puramente pedagógico, mas também político e social.

Biografia do Autor

Lucas Silva Dantas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Instituto Singularidades

Lucas Dantas é pesquisadore de Gênero, Sexualidade e Corpos Dissidentes na Educação. É Doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde concluiu o Mestrado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É licenciada em Letras-Português pelo Instituto Singularidades (IS), onde atua como professore na Pós-Graduação em Inclusão Escolar e Diversidade: Questões Conceituais e Instrumentalização de Práticas, na Pós-Graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos da Educação e na na Pós-Graduação em Psicopedagogia EAD. Como Educadore e Pesquisadore desenvolve formações sobre Gênero, Sexualidade e Corpos Dissidentes para escolas, instituições, associações e coletivos.

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Publicado

2022-09-11

Como Citar

Dantas, L. S. (2022). A INSURGÊNCIA DE EPISTEMOLOGIAS DISSIDENTES NO CONTEXTO ACADÊMICO. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 253–266. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p253-266

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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