CULTURA ORGANIZACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM COIMBRA, PORTUGAL

Autores

  • Jamerson Kemps Moura Doutorado na UFPE. Doutorado Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p9-45

Palavras-chave:

Educação, Gestão Democrática, Cultura Organizacional.

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre cultura organizacional e a apropriação de políticas públicas. Concentramo-nos nas mudanças no campo educacional da cidade de Coimbra, desde o processo de redemocratização, questionando: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desse campo educacional poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação da política de gestão democrática da educação? Dentre outras constatações, destacamos que a implementação de políticas públicas tem a sua viabilização diretamente ligada às formas como ela é apropriada e dinamizada em cada cultura organizacional escolar, por isso, em Estados forjados por práticas autoritárias, o recente processo de redemocratização não conseguiu reverberar o suficiente na sociedade, fazendo com que muitos dos atores sociais não viabilizem uma gestão democrática.

Biografia do Autor

Jamerson Kemps Moura, Doutorado na UFPE. Doutorado Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Sociologia pela UFPE e Doutorado Sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Mestre em Antropologia e Graduado em História pela UFPE.

Professor Universitário em IES

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Moura, J. K. (2020). CULTURA ORGANIZACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM COIMBRA, PORTUGAL. Revista Debates Insubmissos, 2(7), 9–45. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p9-45

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