PROGRAMA VER-SUS: O IMPACTO DO PARADIGMA DA EXTENSÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA NA REGIÃO DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores/as

  • Eric Renato Lima Figueiredo Unifespa; Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)
  • Christian Souza de Araújo Unifesspa
  • Letícia Dias Lima Jedlicka Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p53-71

Palabras clave:

Sistema Único de Saúde, Prática Profissional, Saúde Coletiva.

Resumen

A formação de sanitaristas (a partir da graduação) precisa incorporar estratégias inovadoras com o intuito de gerar profissionais aptos a atender às necessidades em saúde da população conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste artigo é relatar a experiência de acadêmicos do curso de Saúde Coletiva enquanto comissão organizadora da primeira edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) Marabá e sua influência na formação profissional. Através do relatório da comissão organizadora do VER-SUS Marabá foi feita a discussão dos resultados com o intuito de responder ao objetivo da pesquisa sobre a influência do VER-SUS na formação profissional de bacharéis em Saúde Coletiva. As experiências e vivências possibilitaram a inserção dos sanitaristas em formação na política pública de saúde por meio do protagonismo estudantil na execução do projeto e o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício profissional conforme as necessidades do SUS. Este estudo proporcionou o refinamento de saberes para formação deste profissional a partir de uma experiência em si compreendendo o contexto social e histórico deste acontecimento. 

 

Biografía del autor/a

Eric Renato Lima Figueiredo, Unifespa; Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Saúde Coletiva- FASC - Unifespa
Pós em Gestão Hospitalar no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Christian Souza de Araújo, Unifesspa

Saúde Coletiva- FASC- Unifesspa

Letícia Dias Lima Jedlicka, Unifesspa

Docente do curso de Saúde Coletiva- FASC- UNIFESSPA

Doutora em Medicina Translacional (Unifesp)

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Publicado

2022-05-11

Cómo citar

Figueiredo, E. R. L., de Araújo, C. S., & Jedlicka, L. D. L. (2022). PROGRAMA VER-SUS: O IMPACTO DO PARADIGMA DA EXTENSÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA NA REGIÃO DA AMAZÔNIA ORIENTAL. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 53–71. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p53-71

Número

Sección

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