A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA : INSUBMISSÕES CONTEMPORÂNEAS NOS LASTROS DA TRADIÇÃO BANTO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p231-264Palavras-chave:
Formação em Psicologia; Tradição Banto; Saberes Não-HegemônicosResumo
A experiência com a docência em psicologia pode ser uma possibilidade de não verticalização de posturas e conhecimentos. Nosso objetivo foi refletir sobre o histórico processo com que saberes religiosos, especificamente matriciais afro-indígenas, de base banto, como os da umbanda, foram alijados da constituição da ciência psicológica e da formação de psicólogos no Brasil. Para tanto, navegamos por algumas das não-hegemônicas constituições de existência oriunda dos povos bantos, tentando (re)ver a ótica científica pela qual estiveram submissas e pela revisitação da formação da e em psicologia. Procuramos criar pontes de diálogos entre essas tematizações, trazendo a lume algumas das fragilidades, retrocidades e aberturas que existem nessa antiga, porém, ainda, insurgente interlocução na contemporaneidade.
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