A ETNOMÍDIA INDÍGENA NAS ALDEIAS E NAS REDES: ENTREVISTA COM A JUVENTUDE INDÍGENA DE LUTA, OS ESPAÇOS COMUNICATIVOS E O FORTALECIMENTO ANCESTRAL E IDENTITÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p271-279Mots-clés :
Etnomídia. Etnocomunicação indígena. Povos indígenas. Amazônia.Résumé
Essa entrevista traz um panorama da atuação de um jovem da Etnia Arapium, da região do Baixo Tapajós, no Estado do Pará. O comunicador indígena versa sobre o processo de construção de uma mídia indígena/etnomídia. Ele pontua que as tecnologias digitais tornaram-se um meio fundamental para se evidenciar as questões pertinentes aos povos indígenas, bem como o fortalecimento de sua identidade. Destaca-se a potência dessa comunicação em rede, em criar possibilidades de métodos junto com as organizações e os jovens comunicadores indígenas. Salienta-se que a comunicação por meio do digital em rede é um espaço importante para pensar a comunicação dos povos indígenas e suas lutas. Haja vista, o premente entendimento que os povos indígenas necessitam ocupar cada vez mais os espaços ciberculturais. Ademais, é reafirmado que a comunicação indígena está junto com a educação, e a valorização de uma ciência ancestral e indígena.
Références
NASCIMENTO, L G.; BASTOS, P. N. Etnocomunicação ancestral e decolonial: uma análise sobre a Web Rádio Yandê. Revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación, vol. 19, p. 60-70, 2020.
ZENHA, L.; GRANDO, B. S.; SILVA, C. R. B. da. Pesquisa-Formação em Etnocomunicação no Contexto Contemporâneo: saberes e fazeres indígenas na relação comunicação/educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. v. 31, n. 67, p. 37–54, 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
