O Livro de Jó: uma alegoria redentora da salvação
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2019.239625Palabras clave:
Alegoria, Livro de Jó, HistóriaResumen
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a permanência da alegoria como recurso interpretativo em narrativas históricas e literárias. Nesse sentido, buscamos repensar sua atualidade a partir de leituras realizadas em relatos bíblicos, compreendidos dentro do caráter fronteiriço que os enlaça. O método utilizado na investigação foi a abordagem dialética, cujos pressupostos definiram as inferências feitas sobre o Livro de Jó. A relação texto-contexto e o aprofundamento da leitura que antevê elementos da exterioridade, auxiliando a análise textual, ofereceram o escopo para definir a alegoria como categoria analítica. A trajetória dessa figura de linguagem foi objeto de discussão ancorada no pensamento de Maria Zenilda Grawunder, Umberto Eco, além do referencial teológico norteado pelas ideias de Luís I. J. Stadelmann, Haroldo de Campos e do Abade de Genoude, entre outras fontes. Concluímos que o recurso alegórico, utilizado sob as vertentes teológica e poética, é um mecanismo que tem a finalidade de ampliar a significação de um evento, extrapolando o viés literal. Quando sua atuação se atrela ao Livro de Jó, nota-se que as sentenças morais e a fé do protagonista são alegorias que espelham as maneiras de o crente agir diante do sofrimento e perante a Deus.Citas
BÍBLIA DE JERUSALÉM: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de Balancin Euclides Martins et. al. Ed. revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
CAMPOS, Haroldo de. Da memória e da desmemória: excurso sobre o poeta José Elói Ottoni, tradutor do Livro de Jó. In: OTTONI, José Elói. O Livro de Jó. São Paulo: Loyola, Giordano, 1993.
CAMPOS, Haroldo. Jó: a dialética de Deus. In: CAMPOS, Haroldo de. Filosofia Polícia 7. São Paulo: L&PM Editores S/A, 1993.
ECO, Umberto. Arte na estética medieval. Rio de Janeiro: Record, 2010.
GENOUDE, Abade de. Prefácio. In.: OTTONI, José Elói. O Livro de Jó. São Paulo: Loyola, Giordano, 1993.
GRAWUNDER, Maria Zenilda. A palavra mascarada: sobre a alegoria. Santa Maria: UFSM, 1996.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Unicamp, 2006.
STADELMANN, Luís. O itinerário espiritual de Jó. São Paulo: Loyola, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).