“Brasil, ame-o ou deixe-o”: uma análise das condições de produção
Palavras-chave:
Análise de Discurso, condições de produção, slogan.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, identificar e analisar as condições de produção do slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”; a expressão foi inspirada na propaganda americana veiculada durante o período da guerra do Vietnã, adaptada ao Brasil durante a Ditadura Militar e retomada no ano de 2018 pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Como metodologia, foi desenvolvida uma análise qualitativa do slogan selecionado, pensando no modo como foi utilizado na vinheta apresentada pela emissora e nas suas relações com a Ditadura Militar brasileira e a guerra do Vietnã. Tomando como base a teoria discursiva desenvolvida por Orlandi (2001) e levando em conta a memória discursiva e as materialidades linguística e não linguística, constatamos que o discurso materializado nesse slogan trabalha memórias discursivas diversas e atualiza os dizeres na história e na política, estando relacionado ao ufanismo e ao autoritarismo.
Referências
AURO de Moura Andrade, à serviço do Golpe, declarou vaga a Presidência. Agência Senado, Brasília, 27 abr. 2014. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/03/27/auro-de-moura-andrade-a-servico-do-golpe-declarou-vaga-a-presidencia. Acesso em: 16 nov. 2019.
BOLSONARO diz que objetivo é fazer o Brasil semelhante 'ao que tínhamos há 40, 50 anos'. O Globo, Rio de Janeiro, 15 out. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-diz-que-objetivo-fazer-brasil-semelhante-ao-que-tinhamos-ha-40-50-anos-23158680. Acesso em: 18 nov. 2019.
CAMPOS, João Pedroso de. Doze vezes em que Bolsonaro e seus filhos exaltaram e acenaram à ditadura. Veja, São Paulo, 1 nov. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/doze-vezes-em-que-bolsonaro-e-seus-filhos-exaltaram-e-acenaram-a-ditadura/amp/. Acesso em: 18 nov. 2019.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da Análise de Discurso no Brasil. Letras, Santa Maria, ano 19, n. 27, p. 39-46, jul./dez. 2003.
FREIRE, Sabrina. ‘Brasil, ame-o ou deixe-o’: SBT revive slogan e músicas da ditadura. Poder360, São Paulo, 6 nov. 2018. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/brasil-ame-o-ou-deixe-o-sbt-revive-slogan-e-musicas-da-ditadura/. Acesso em: 10 nov. 2019.
MACHADO, Ana Paula. Em nova vinheta, SBT resgata slogan da ditadura militar. Exame, São Paulo, 7 nov. 2018. Disponível em:
https://www.google.com/amp/s/exame.com/brasil/em-novas-vinhetas-sbt-resgata-slogan-da-ditadura-militar/amp/. Acesso em: 10
nov. 2019.
MEDEIROS, Caciane Souza de. As condições de produção e o discurso na mídia: a construção de um percurso de análise. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, ano 13, n. 20, p. 48-55, dez. 2008.
MUNTASER, Lara Denise. O poder da comunicação durante o regime militar brasileiro: uma análise crítica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, p. 28, 2019.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2001.
SIGMAN, Michael. A Brief History of Loving or Leaving America. HuffPost, 26 mar. 2012. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.huffpost.com/us/entry/1377023/amp/. Acesso em: 19 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).