Memória e ausência na literatura latino-americana: a força do narrar em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, e “El ahogado más hermoso del mundo”, de Gabriel García Márquez
Schlagworte:
Literatura latino-americana, narrativa, ausência, Juan Rulfo, Gabriel García Márquez.Abstract
Certas narrativas latino-americanas do século XX, muito ligadas aos costumes e à oralidade, têm a tradição como ponto de apoio na tentativa de manutenção de suas culturas locais, por meio da valorização do próprio relato. Pensando nisso e nas relações destes elementos com o texto fantástico, este trabalho tem por objetivo analisar a importância do ato de narrar em “El ahogado más hermoso del mundo”, de Gabriel García Márquez, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo, como uma forma de preservar e manter viva a memória social. Pretende-se também estabelecer comparações entre os protagonistas dos dois textos, ambos “ausentes”, a fim de perceber de que maneira eles influenciam na necessidade de cada povoado em contar suas histórias, considerando os contextos e as questões sociais que marcaram ambas as produções literárias.
Literaturhinweise
AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 27-36.
BENJAMIN, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. O anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 1-25.
BITTENCOURT, Gilda. Conto e identidade literária na América Latina. ORGANON, Porto Alegre, v. 17, ed. Especial, p. 23-28, dez. 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/242544. Acesso em: 23 jan. 2023.
BORGES, Thiago Roney Lira. Contaminação no realismo maravilhoso: o traço testemunhal e o espectro em/de Pedro Páramo como rastro para a nueva narrativa hispano-americana. Cadernos Literários, v. 25, n. 1, p. 117-126, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9390. Acesso em: 23 jan. 2023.
FERNANDES, Luis Carlos. O fantástico e o maravilhoso da solidão latino-americana. Itinerários, Araraquara, v. 19: p. 55-65, 2002. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2655. Acesso em: 23 jan. 2023.
MÁRQUEZ, Gabriel García. O afogado mais bonito do mundo. In: MÁRQUEZ, Gabriel García. A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada. 22 ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 46-55.
MÁRQUEZ, Gabriel García. El ahogado más hermoso del mundo. In: MÁRQUEZ, Gabriel García. Gabriel García Márquez: todos los cuentos. Barcelona: Mondadori, 2012. p. 267-273.
PIGLIA, Ricardo. Novas teses sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 95-114.
RAMA, Ángel. Os processos de transculturação na narrativa Latino-americana. In: RAMA, Ángel. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001. p. 209-238.
RULFO, Juan. Pedro Páramo. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
RULFO, Juan. Pedro Páramo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Veröffentlicht
Versionen
- 2024-05-11 (2)
- 2024-05-10 (1)
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).