English as a Medium of Instruction in language policies of Brazilian public universities towards internationalization

Autores

  • Juliana Michelon Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Internacionalização, Política Linguística, Inglês como Meio de Instrução

Resumo

A internacionalização é considerada uma característica fundamental do ensino superior no século XXI (BAUMVOL; SARMENTO, 2016a). Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esse processo é o primeiro dos sete desafios do Plano Institucional de Desenvolvimento (PDI - 2016-2026). Um dos objetivos estratégicos citados pela comunidade acadêmica sobre internacionalização é a oferta de disciplinas em que o inglês seja o meio de instrução (English as a Medium of Instruction - EMI) (DUARTE; PRETTO; HENDGES, 2018). Considerando a necessidade de uma cartografia da demanda de EMI na UFSM, este estudo faz parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar discursos sobre o EMI na UFSM e se concentra na análise de políticas de linguagem das universidades federais, a fim de descrever a presença e natureza de EMI nesses documentos. Os resultados mostram um ambiente favorável para a adoção do EMI: 88% dos documentos referem-se ao EMI, 11 termos foram identificados como referências ao EMI e a média é de 2,3 menções de EMI por documento. Esses dados fundamentarão a implementação de tecnologias relacionadas aos letramentos acadêmicos e EMI, além de cursos e atividades sobre a EMI para professores. Espera-se contribuir para o desafio da internacionalização que, por sua vez, podem produzir um impacto positivo através da prática do EMI, preparando os estudantes da UFSM para um ambiente internacional e atraindo pesquisadores estrangeiros

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B.; BARBOSA, W. J. C.; BLUM, A. S. O programa inglês sem fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. (Org.). Do inglês sem fronteiras aos idiomas sem fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. 1 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. vol. 1, p. 19-46.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. Can the Use of English as a Medium of Instruction Promote a More Inclusive and Equitable Higher Education in Brazil? Simon Fraser University Educational Review. Burnaby, v. 12, n. 2, p. 87-105, 2019.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino superior brasileiro: percepções de docentes. In: COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ESCRITA CRIATIVA, IX., 2016, porto Alegre/RS. Anais. Porto Alegre/RS:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016a. p. 362-370.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. Internationalization at Home and the use of English as a Medium of Instruction / Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como meio de Instrução. In: BECK, M. S. et al. (Org.). Echoes. Florianópolis: EdUFSC, 2016b.

BRASIL. Ciência Sem Fronteiras. O que é? 2014. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov. br/web/csf/o-programa. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Idiomas sem fronteiras – ISF. 2012. Disponível em: http://http://isf.mec.gov.br/programa-isf/entenda-o-isf. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital no 29/2017. [Chamada pública para recredenciamento de universidades federais para atuação como núcleo de línguas (NucLi-IsF) no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)]. Diário Oficial da União: seção 3: Secretaria da Educação Superior, Brasília, DF, n. 73, p. 35, 13 abr. 2017. Disponível em:

http://isf.mec.gov.br/images/2017/Edital_29_2017.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

DEARDEN, J. English as a medium of instruction - a growing global phenomenon. Manchester: British Council, 2014.

DUARTE, T. V.; PRETTO, A. M., HENDGES, G. R. O papel do inglês no desafio de internacionalização da Universidade Federal de Santa Maria: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026. In: ENCONTRO NACIONAL DE NUCLI DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS, 2018, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2018. p. 84.

FINARDI, K. R.; ROJO, R. A. O. Globalization, Internationalization and Education: What is the Connection? Ijaedu- International E-journal Of Advances In Education. Istanbul, v. 1, n. 1, p. 18-25, 2015.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R.; CASOTTI, J. B. C. Internationalization and Language Policies in Brazil: What is the relationship? Rev. Bras. Linguíst. Apl. Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 295-327, 2019.

HENDGES, G. R. Inglês como meio de instrução na UFSM: políticas, percepções e implementação em direção à internacionalização. GAP CAL/UFSM n. 051325, 2018.

JENKINS, J.; COGO, A.; DEWEY, M. Review of developments in research into English as a lingua franca. Language Teaching. New York, v. 44, n. 3, p. 281-315, 2011.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: the Changing World of Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da Educação Superior. Education Policy Analysis Archives. Tempe, v. 26, p. 1-29, 2018.

LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics and Professional Practice. Scheffield, v. 4, n. 1, p. 5-32, 2007.

MARTINEZ, R. English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. In: FINARDI, K. (Org) English in Brazil: Views, Policies and Programs. Londrina: Eduel, 2016. p. 191-228.

MCCARTY, T. L. Ethnography and language policy. Abingdon: Routledge, 2010.

NICOLAIDES, C. S.; TILIO, R. C. Políticas de ensino e aprendizagem de línguas adicionais no contexto brasileiro: o caminho trilhado pela

ALAB. In: NICOLAIDES C. et al. (Orgs.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 295-305.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (Orgs.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 9-42.

SPOLSKY, B. A modified and enriched theory of language policy (and management). Language Policy, v. 18, n. 3, p. 323-338, 2018.

SPOLSKY, B. Language Policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

STEIN, S. et al. Towards Different Conversations About the Internationalization of Higher Education. Comparative and International Education / Éducation Comparée et Internationale. New York, v. 45, n. 1, p. 1-18, 2016.

SWALES, J. M. English as Tyrannosaurus rex. World Englishes, Oxford, v. 16, n. 3, p. 373-382, 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Plano de desenvolvimento Institucional 2016-2026. UFSM: Santa Maria, 2016. Disponível em: http://pdi.ufsm.br/images/DocPDI/00-DocumentoPDI-extoBaseCONSU.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

Downloads

Publicado

17-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.