Percepções sociolinguísticas de estudantes universitários em relação ao uso do pronome tu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241737

Palavras-chave:

sociolinguística, variação, avaliação, pronome tu.

Resumo

Com o intuito de analisarmos a relação entre avaliação linguística e o uso do pronome tu, mensuramos o que pensam estudantes universitários sobre o seu uso. Para tanto, recorremos à Teoria da Variação Linguística (LABOV, 2008) e adotamos uma abordagem direta através da aplicação de um teste de atitude sociolinguística. A percepção dos estudantes sinaliza que não há uma avaliação negativa quanto ao uso do tu, mas uma associação entre a sua produção e uma maior proximidade/intimidade entre os interlocutores, revelando que tué usado na comunidade, sendo associado à variação diatópica e à relação entre os interlocutores.

Biografia do Autor

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Doutora em Linguística e professora de Linguística da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Vitório, E. G. de S. L. A. (2019). Percepções sociolinguísticas de estudantes universitários em relação ao uso do pronome tu. Revista Investigações, 32(2), 436–455. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241737

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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