Reflexões bakhtinianas acerca da máscara autoral em “Historieta”, de Luiz Pacheco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.244123Parole chiave:
Bakhtin, exotopia, autoria, “Historieta”.Abstract
De acordo com Bakhtin (2011), uma das principais formas de dialogismo na literatura é a relação entre autor e herói por meio da exotopia. Assim, propõe-se estudar os conceitos de autor e autoria em “Historieta” (2004), de Luiz Pacheco. O objetivo é compreender como as noções bakhtinianas sustentam o fio narrativo no conto ao mesmo tempo em que favorecem um jogo de máscaras entre autor, herói e personagem. A metodologia é exploratória, qualitativa e de cunho bibliográfico. No final, espera-se ter verificado as formas de constituição dialógica edificadas no conto por meio dos conceitos bakhtinianos de autor, autoria e exotopia.Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CORREIA, N. (Org.). Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica. Lisboa: Antígona Frenesi, 2000.
FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 37-60.
GEORGE, J. P. Puta que os pariu! Biografia de Luiz Pacheco. Lisboa: Tinta da China, 2011.
MARCHEZAN, R. C. A noção de autor na obra de M. Bakhtin e a partir dela. Bakhtiniana, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 186-204, set./dez. 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22365>. Acesso em: 10 jun. 2019.
MARTINS, F. (Org.). O espelho libertino. São Paulo: Escrituras, 2007.
NARCISO, S. O caso autoral de Luiz Pacheco: alguns equívocos sobre a interpretação biografista de sua obra. Lisboa: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, 2012.
PACHECO, L. Historieta [1971]. In: GEORGE, J. P. Luiz Pacheco em Massamá ou o retrato do escritor quando alcoólico. Periférica, n. 8, 2004.
TEZZA, C. Sobre O autor e o herói – um roteiro de leitura. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. (Orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Rosana Letícia Pugina

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.