Recursos semióticos de enquadramento e a ressignificação espacial/interacional em tempos de pandemia da covid-19 no contexto educacional

Derli Machado de Oliveira, Danielle Barbosa Lins de Almeida

Resumo


Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise qualitativo-interpretativa da ressignificação espacial/interacional em tempos de pandemia da Covid-19 no contexto educacional. Nossa análise buscou mostrar, com apoio da Semiótica Social (van Leeuwen, 2005, 2008; kress e van Leeuwen, 2006), o recurso semiótico de enquadramento na composição do espaço. A imagem fotográfica que utilizamos como objeto de análise foi publicada no jornal The Mirror (13/05/2020), em matéria sobre crianças francesas que regressaram à escola depois do período de quarentena. Constatamos que os recursos semióticos de enquadramento utilizados no espaço físico analisado foram de ‘segregação’ e de ‘separação’. 

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Referências


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Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

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