Recursos semióticos de enquadramento e a ressignificação espacial/interacional em tempos de pandemia da covid-19 no contexto educacional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247488

Parole chiave:

semióticasocial, ressignificação espacial/interacional, recursos semióticos.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise qualitativo-interpretativa da ressignificação espacial/interacional em tempos de pandemia da Covid-19 no contexto educacional. Nossa análise buscou mostrar, com apoio da Semiótica Social (van Leeuwen, 2005, 2008; kress e van Leeuwen, 2006), o recurso semiótico de enquadramento na composição do espaço. A imagem fotográfica que utilizamos como objeto de análise foi publicada no jornal The Mirror (13/05/2020), em matéria sobre crianças francesas que regressaram à escola depois do período de quarentena. Constatamos que os recursos semióticos de enquadramento utilizados no espaço físico analisado foram de ‘segregação’ e de ‘separação’. 

Biografie autore

Derli Machado de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor doutor no Departamento de Letras (DLI) e na Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) da Universidade Federal de Sergipe.

Danielle Barbosa Lins de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e na Pós-Graduação em Lingüística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. 

Riferimenti bibliografici

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FIGURA 1. Reprodução de imagem de Lionel Top. Disponível em: <https://i2prod.mirror.co.uk/incoming/article22018441.ece/ALTERNATES/s615b/0_Heartbreaking-pictures-show-what-schools-could-look-like-as-kids-forced-to-stay-apart-in-playground.jpg>. Acesso em: 30 de maio 2020.

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Pubblicato

2020-12-18

Come citare

Oliveira, D. M. de, & Almeida, D. B. L. de. (2020). Recursos semióticos de enquadramento e a ressignificação espacial/interacional em tempos de pandemia da covid-19 no contexto educacional. Revista Investigações, 33(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247488

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

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