Queimaram uma obra de Picasso: sujeito, ideologia e Discurso Artístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254220

Palavras-chave:

análise de discurso, discurso artístico, posição-sujeito.

Resumo

Neste trabalho, discutimos as novas formas de subjetivação que ocorrem a partir discurso artístico nas condições de produção digitais da sociedade ultraliberal, considerando o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada por Michel Pêcheux. Nossa proposta é a que há a emergência de uma nova posição-sujeito, que consome a arte, destruindo-a, de forma que possa gerar ainda mais desejo de exclusividade.

Biografia do Autor

Mônica Ferreira Cassana, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora no Centro de Letras e Comunicação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenadora do projeto de pesquisa Discurso e Efeitos do Contemporâneo.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BRUM, Janaina Cardoso. Pensar a arte na análise de discurso: uma análise n’O fantasma da liberdade. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 255-272, maio/ago. 2019.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: UFSCar, 2009.

COLETIVO destrói obra de Picasso para vender em leilão como NFT; veja vídeo. Folha de São Paulo, 20 jul. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/07/coletivo-destroi-obra-de-picasso-para-vender-em-leilao-como-nft-veja-video.shtml?origin=folha>. Acesso em 22 mar 2022.

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sobre o arquivo e a constituição do corpus. Estudos linguísticos, São Paulo, v. 4, p. 972-980, 2015.

DIAS, Cristiane. Análise do Discurso: um campo de questões. Redisco, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 8-20. 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/236654535.pdf>. Acesso em: 21. dez. 2022.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 14: a lógica do fantasma. [1966-1967]. Publicação interna. Centro de estudos freudianos do Recife: Recife, 2008.

LARA, Renata Marcelle. O Sujeito na/da Arte Contemporânea: nos entremeios dos discursos da/sobre arte. Signum, Londrina, n. 19/2, p. 170-192, dez. 2016.

NECKEL, Nadia Régia Maffi. Análise de discurso e o discurso artístico. In: Anais do II SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/2SEAD/SIMPOSIOS/NadiaReginaMaffiNeckel.pdf>. Acesso em: 21. dez. 2022.

NECKEL, Nadia Régia Maffi. Com-textura de corpos na video-performance contemporânea. In: Anais do VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 6., 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21. dez. 2022.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A materialidade do gesto de interpretação e o discurso eletrônico. In: DIAS, Cristiane. Formas de mobilidade no espaço e-urbano: sentido e materialidade digital [online]. Série e-urbano, v. 2, 2013, Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano>. Acesso em: 21. dez. 2022.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões e deslocamentos. Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas: Unicamp/IEL, n. 19, jul./dez. 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009 [1975].

PÊCHEUX, Michel. Sobre os contextos epistemológicos da Análise de Discurso. [1984]. In: ORLANDI, Eni. Análise de discurso: Michel Pêcheux – textos selecionados. 2. ed. Campinas: Pontes, 2011.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Cassana, M. F. (2022). Queimaram uma obra de Picasso: sujeito, ideologia e Discurso Artístico. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254220

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.