Os efeitos do uso de um aplicativo baseado no reconhecimento automático de fala na pronúncia da língua inglesa
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254062Mots-clés :
ensino de língua inglesa, aprendizagem de pronúncia, reconhecimento automático de fala, inteligibilidade.Résumé
Sistemas de Reconhecimento Automático de Fala (RAF) têm o potencial de prover feedback imediato e individualizado para estudantes de línguas estrangeiras. Com o objetivo de explorar esse potencial, esta pesquisa investigou o uso e os efeitos do uso de um aplicativo baseado no RAF na inteligibilidade da fala da língua inglesa. Os resultados dos pós-testes revelaram ganhos na inteligibilidade geral dos participantes e de palavras-alvo com vogais altas anteriores. Apesar das percepções predominantemente positivas sobre o aplicativo, alguns participantes enfrentaram dificuldades em utilizá-lo de forma adequada no contexto do ensino remoto.
Références
AULIA, V. Reducing students’ pronunciation anxiety by utilizing WhatsApp group in learning English consonant sounds. ELT Worldwide, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 165-178, 2018.
BAMGBOSE, A. Torn between the norms: innovations in world Englishes. World Englishes, [s. l.], v. 17, n. 1 p. 1-14, 1998.
BASHORI, M. et al. Effects of ASR-based websites on EFL learners’ vocabulary, speaking anxiety, and language enjoyment. System, [s. l.], v. 99, n. 1, p. 1-16, 2021.
BECKER, M. R. Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma da Língua Franca: Percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2013. 256 f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
BOTERO, G. et al. Self-directed language learning in a mobile-assisted, out-of-class context: do students walk the talk? Computer Assisted Language Learning, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 71-91, 2019.
BUSS, L. Pronunciation from the perspective of pre-service EFL teachers: An analysis of internship reports. In: J. LEVIS; K. LEVELLE (Eds.). Proceedings of the 4th Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference. Ames, IA: Iowa State University, 2013. p. 255-264.
COSTA, B. Pronunciation Teaching Is Not a One-Size-Fits-All Endeavor: EFL Teachers’ Beliefs and Classroom Practices. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CRUZ, N. C. An exploratory study of pronunciation intelligibility in the Brazilian learners’ English. The Specialist, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 155-175, 2003.
DELATORRE, F; SILVEIRA, R; GONÇALVES, A. The intelligibility of English verbs in the simple past tense: native and non-native speakers and Brazilian listeners. Veredas Online, [s. l.], v. 2, p. 57-77, 2017.
DERWING, T.; MUNRO, M.; CARBONARO, M. Does popular speech recognition software work with ESL speech? TESOL Quarterly, [s. l.], v. 34, p. 592-603, 2000.
DERWING, T.; MUNRO, M. Second Language Accent and Pronunciation Teaching: A Research-Based Approach. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 39, n. 3, 2005.
DERWING, T.; MUNRO, M. Putting accent in its place: rethinking obstacles to communication. Language teaching, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 476-490, 2009.
ELIMAT, A.K.; ABUSEILEEK, A.F. Automatic Speech Recognition Technology as an Effective Means for Teaching Pronunciation. JALT CALL Journal, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 21-46, 2014.
ELSA API. How does ELSA API work? ELSA – World leading Speech Recognition API, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3LtOcS1. Acesso em: 20 abr. 2022.
FIELD, J. Intelligibility and the Listener: The Role of Lexical Stress. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 39, n. 3, p. 399-423, 2005.
FOUZ-GONZÁLEZ, J. Using apps for pronunciation training: An empirical evaluation of the English File Pronunciation app. Language Learning & Technology, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 62-85, 2020.
GILAKJANI, A. P.; SABOURI, B. N. Why Is English pronunciation ignored by EFL teachers in their classes? International Journal of English Linguistics,[s. l.], v. 6, n. 6, p. 195-208, 2016.
GONÇALVES, A; SILVEIRA, R. In search of speech intelligibility: the case of English high front vowels produced by Brazilian learners. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 361-390, 2014.
GONÇALVES, A; SILVEIRA, R. Intelligibility research in Brazil: empirical findings and methodological issues. Horizontes de Linguística Aplicada, [s. l.], n. 1, p. 51-81, 2015.
HENDERSON, A. et al. The English pronunciation teaching in Europe survey: Selected results. Research in Language, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 5-27, 2012.
HINCKS, R. Technology and Learning Pronunciation. In: REED, M.; LEVIS, J (orgs.). The Handbook of English Pronunciation. Wiley Blackwell: Oxford, 2015. p. 504-519.
INEP. Dados do Censo Escolar: Ensino Médio brasileiro tem média de 30 alunos por sala, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: 21 dez.2022.
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford, UK: Oxford University Press, 2000.
JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, [s. l.], v. 2, p. 49-85, 2015.
KAISER, D. Mobile-Assisted Pronunciation Training: The iPhone Pronunciation App Project. IATEFL Pronunciation Special Interest Group Journal, [s. l.], v. 58, n. 1, p. 38-52, 2018.
KHADDAGE, F.; MULLER, W.; FLINTOFF, K. Advancing Mobile Learning in Formal And Informal Settings via Mobile App Technology: Where to From Here, and How? Educational Technology & Society, [s. l.]I, v.19, n. 3, p. 16–26, 2016.
LIAKIN, D.; CARDOSO, W.; LIAKINA, N. Learning L2 pronunciation with a mobile speech recognizer: French /y/. Computer Assisted Language Instruction Consortium, [s. l.], v. 32, n. 1, p.1-25, 2015.
MAHDI, S. H.; KHATEEB, A. A. The effectiveness of computer-assisted pronunciation training: A meta-analysis. Review of Education, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 733-753, 2019.
MUNRO, M.; DERWING, T.; MORTON, S. The mutual intelligibility of L2 Speech. Studies in Second Language Acquisition, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 111-131, 2006.
MUNRO, M. J.; DERWING, T. M.; AND SAITO, K. English L2 vowel acquisition over seven years. In: LEVIS, J; LEVELLE, K (Eds.). Proceedings of the 4th Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference. Ames, IA: Iowa State University, 2013.
NAIR, R. et al. Rethinking the teaching of pronunciation in the ESL classroom. The English Teacher, [s. l.], v. 35, p. 27-40, 2017.
NERI, A.; CUCCHIARINI, C.; STRIK, W. Automatic Speech Recognition for second language learning: How and why it actually works. Speech works, [s. l.], p. 1157-1160, 2003.
NERI, A.; CUCCHIARINI, C.; STRIKM W. ASR-based corrective feedback on pronunciation: does it really work? In: Proceedings of Interspeech 2006- ICSLP, Ninth International Conference on Spoken Language Processing, Pittsburgh, PA, EUA, 17-21 set. 2006.
PI-HUA, T. Bridging pedagogy and technology: User evaluation of pronunciation-oriented CALL software. Australasian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 375-397, 2006.
SAITO, K. Effects of Instruction on L2 Pronunciation Development: A Synthesis of 15 Quasi-Experimental Intervention Studies. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 46, n. 4, p. 807-819, 2012.
SHA, L.; LOOI, C.-K.; CHEN, W.; ZHANG, B. H. Understanding mobile learning from the perspective of self-regulated learning. Journal of Computer Assisted Language Learning, [s.l.], v. 8, n.4, p. 366-378, 2012.
SILVEIRA, R.; SILVA, T. L2 Speech Intelligibility: effects of coda modification, degree of semantic information and listener’s background. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 639-664, 2018.
THOMSON, R. ESL teachers’ beliefs and practices in pronunciation teaching: Confidently right or confidently wrong? In: LEVIS, J; LEVELLE, K. (Eds). Proceedings of the 4th Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference. Ames, IA: Iowa State University, 2012. p. 224-233.
TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: The moving finger writes and having writ . . . . The International Review of Research in Open and Distributed Learning, [s.l.] v. 8, n. 2, p. 1-12, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Daniel Reschke Pires, Luana Garbin Baldissera 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.