Semântica do acontecimento e agenciamento enunciativo: um exercício de análise
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240676Parole chiave:
semântica do acontecimento, agenciamento enunciativo, Mercedes Sosa.Abstract
Pautando-nos na Semântica do acontecimento de Eduardo Guimarães, especialmente nos conceitos de acontecimento, agenciamento do sujeito, reescrituração e articulação, estudamos os sentidos de uma matéria de jornal sobre o último disco de Mercedes Sosa. Na análise discute-se que o Locutor assina o texto como um locutor x que ocupa um espaço de crítico, mas não independentemente, é um crítico brasileiro que escreve em um jornal que circula no Brasil. Assim, seu dizer é constituído por uma contradição: enuncia seu projeto de não ufanismo, enfatizando elogiosamente a participação de cantores brasileiros e avalia negativamente o trabalho de cantores estrangeiros.
Riferimenti bibliografici
BENVENISTE, Émile. Os níveis de análise linguística. In. BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. In. Cad.Est.Ling., Campinas, 51(1): 49-68, Jan./Jun. 2009.
GUIMARÃES, Eduardo. Domínio semântico de enunciação. In. GUIMARÃES, E. A palavra. Forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.
GUIMARÃES, Eduardo Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.
GUIMARÃES, Eduardo Análise de textos – procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editoras RG, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo Semântica da enunciação e textualidade. In. SCHREIBER DA SILVA, S.M. MACHADO, C.P. Estudos dos sentidos na semântica e no discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
SCHREIBER DA SILVA, Soeli M. MACHADO, Carolina P. Semântica do acontecimento: princípios teóricos, metodológicos e análises. In. BARONAS, R.L. Estudos discursivos à brasileira: uma introdução. Campinas: Pontes, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Nathan Bastos de Souza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.