Literaturas francófonas e interculturalidade crítica em classe de FLE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.258506Parole chiave:
literatura, francofonia, interculturalidade, didática, FLEAbstract
Este artigo propõe reflexões sobre a importância de se trabalhar a literatura francófona em aulas de FLE a partir de uma prática educacional-crítica (FREIRE, 1997), defendendo uma abordagem intercultural (ABDALLAH-PRETCEILLE, 2018), e levando em consideração a ideia de uma interculturalidade crítica (WALSH, 2009; TUBINO, 2005). O texto literário se abre para a subjetividade e para uma multiplicidade de interpretações de si mesmo e do mundo. Nessa perspectiva, queremos neste estudo pensar o potencial da literatura francófona, na medida em que se abre ainda mais a esta multiplicidade, ao colocar em relação (e em tensão) uma grande diversidade de culturas.
Riferimenti bibliografici
ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. L’éducation interculturelle. Clamecy : PUF, 2018.
BERTHELOT, Reine. Littératures francophones en classe de FLE : pouquoi et comment les enseigner. Paris : L’Harmattan, 2011.
BLANCHET, Philippe. L'approche interculturelle comme principe didactique et pédagogique structurant dans l'enseignement/apprentissage de la pluralité linguistique. Dans Maria Diaz, Olga, et Blanchet, Philippe (Dir.), Pluralité linguistique et approches interculturelles, revue Synergies Chili n°3, GERFLINT/Institut Franco-Chilien, 2007, p. 21-27, URL : http://gerflint.fr/Base/chili3/blanchet.pdf, page consultée le 09 février 2021.
CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre Européen commun de référence pour les langues : apprendre, enseigner, évaluer. CECR : Strasbourg, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo : Paz e Terra, 1997.
GODARD, Anne. La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris : Didier, 2015.
hooks, bell. Ensinando a transgredir : a educação como prática da liberdade. São Paulo : WMF Martins Fontes, 2017.
JOUBERT, Jean-Louis. Enseigner les littératures francophones. Le français dans le monde, janeiro-fevereiro, N. 343, 2006, URL : https://www.fdlm.org/article/343/joubert.php, page consulté le 09 février 2021.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo : Cosac Naify,2006.
TUBINO, Fidel. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. Dans : Encuentro continental de educadores agustinos. Lima, 24-28 de enero de 2005. Disponível em: http://oala.villanova.edu/congresos/educación/limaponen-02.html.
VELDWACHTER, Nadège. « Littérature française et littératures francophones : une union inconvenante ? », Fabula-LhT, n° 8, « Le Partage des disciplines », mai 2011, URL : http://www.fabula.org/lht/8/veldwachter.html, page consultée le 09 février 2021.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y Educación Intercultural. Seminário organizado por el Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo 1. Quito : Abya Yala, 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Catarina Andrade

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.