RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA

Autores

  • Jairo Barduni Filho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Laura Rocha Lopes Ex aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p61-78

Palavras-chave:

Relação, Família Escola, Desenvolvimento

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma breve análise dos encontros e desencontros entre duas instituições sociais, a instituição escolar e a família e como, histórica e socialmente, foram sendo construídos papéis e representações sobre os sujeitos de cada instituição, em especial, o professor e o aluno como representantes desses encontros e desencontros. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica sobre o conceito de família e escola. Não foi a intenção propor soluções a partir dessa revisão, mas, sim, suscitar questionamentos que foram sendo construídos ao longo das leituras.

Biografia do Autor

Jairo Barduni Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Interesses de pesquisa: Masculinidades; Cotidiano Escolar; Teoria do currículo; Escola Família Agrícola, Gênero e Sexualidades; Didática e Estágios supervisionados.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Filho, J. B., & Lopes, L. R. (2019). RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA. Revista Debates Insubmissos, 2(5), 61–78. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p61-78

Edição

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