PROGRAMA PÓS-POPULARES: A EXTENSÃO COMO PRÁXIS EDUCATIVA NAS PERIFERIAS URBANAS DE BRASÍLIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p174-189

Mots-clés :

INCLUSÃO, EDUCAÇÃO POPULAR, PÓS- GRADUAÇÃO, GRUPO DE PESQUISA

Résumé

Vinculado ao Grupo de Pesquisa Consciência (CNPq) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), o programa de extensão universitária Pós Populares se origina das inquietações que permeiam o discurso e a prática dos profissionais da área de educação vinculados especialmente às redes distritais, estaduais e municipais do Distrito Federal e seu Entorno em Goiás e Minas Gerais. Trata-se um espaço formativo de ensino e pesquisa com o objetivo de democratizar o acesso à formação de professores-pesquisadores junto à Universidade, tratando especialmente a partir dos temas de pesquisa vinculados às necessidades locais a partir da vivência dos profissionais com larga experiência na prática docente, porém afastados do vínculo acadêmico, principalmente como pesquisadores. Neste sentido, podemos observar que os indicadores estatísticos nos mostram que menos de 1% da população do Distrito Federal e Entorno tem acesso à formação acadêmica como mestres ou doutores. Tal situação aponta para a necessidade de ações efetivas e de qualidade, no intuito de melhorar o acesso, a continuidade e principalmente a inclusão dos vários ciclos estudantis da Educação Básica até o ingresso em uma Universidade que as conecte ao mundo em uma perspectiva participativa e protagonista, a partir do fomento à participação no grupo de pesquisa, avançando-se às ações práxicas, ou seja, buscando movimentar a história com sentido e significado.

Bibliographies de l'auteur-e

Erlando da Silva Reses, Prof. Associado (Orientador) - PPGE/FE/UnB

Professor Associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia do Trabalho e da Educação. Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordenador de Programas de Democratização do Acesso à Educação Superior: FORMANCIPA (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Tem experiência na área de Sociologia; Políticas Públicas de Educação; Currículo; Epistemologias; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Metodologia da Pesquisa; Educação em Direitos Humanos e Educação em Prisões.

Walace Roza Pinel, Prof. de Educação Básica; Mestre e Doutorando em Educação pelo PPGE/FE/UnB

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Atualmente professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do DF. Especialista em Psicopedagogia e Licenciado em Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Pesquisas (CAPES/CNPq) Consciência e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa (FE/UnB). Foi professor EBTT no Instituto Federal de Goias em 2018. Foi bolsista CAPES/CNPq no Proeja-Transiarte em 2016 junto ao IFB - São Sebastião. Professor Tutor em EaD no IFB nos anos de 2017 e 2018 atuando junto ao PRONATEC; Professor Tutor na UniLasalle do curso de Pedagogia em 2018. Professor nos cursos de Pedagogia, Administração na FASOL em 2019. Tem experiência em: EaD; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos; Educação em Prisões; Educação Popular; Materialismo Histórico Dialético; Metodologia da Pesquisa; Educação e Trabalho; e Educação em Direitos Humanos.

Références

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Publié-e

2019-09-09

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Reses, E. da S., & Pinel, W. R. (2019). PROGRAMA PÓS-POPULARES: A EXTENSÃO COMO PRÁXIS EDUCATIVA NAS PERIFERIAS URBANAS DE BRASÍLIA. Revista Debates Insubmissos, 2(6), 174–189. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p174-189

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