RESISTÊNCIAS CRÍTICAS NO PALCO VERDE DE MÁRCIO SOUZA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p137-160Parole chiave:
Amazônia. Teatro. Márcio Souza.Abstract
Este artigo consiste numa apresentação panorâmica do teatro de Márcio Souza, tendo em vista a relevância de sua obra para a literatura dramática brasileira. O escritor manauara, hábil no manejo da linguagem, imprime ao seu teatro um forte teor contestatório em relação aos desmandos políticos da nação e, em especial, aos que tocam diretamente a Amazônia. Desse modo, o estudo tem como objetivo principal traçar um painel crítico do teatro souziano, demonstrando a articulação de suas peças no conjunto de sua obra ficcional, como também sua contribuição para o teatro brasileiro. O percurso metodológico parte da relação entre a literatura souziana e a Amazônia, passando pela caracterização de seu teatro e chegando a uma exposição sumária de suas onze peças. Como resultados, vemos que num país de excluídos, onde resquícios totalitários insistem em medrar, o estudo do teatro de Márcio Souza mostra-se pertinente, pois entre seus pontos fulcrais estão a denúncia e a resistência críticas.
Riferimenti bibliografici
ARENDT, Hannah. O totalitarismo no poder. IN: ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. 10. reimpres. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 528-610.
ASSIS, Machado de. Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/profs/sergioalcides/machadinstinto.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.
BOSI, Alfredo. Anchieta ou as flechas opostas do sagrado. IN: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4. ed. [2001], acrescida de posfácio. 8. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 64-93.
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA: Márcio Souza. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 19, dez. 2005.
DEL RIOS, Jeferson. A paixão do palco verde. Prefácio. IN: SOUZA, Márcio. Teatro I. Textos revistos e estabelecidos pelo autor. São Paulo: Marco Zero, 1997.
DEL RIOS, Jeferson. Dentro do palco verde. IN: Cadernos de literatura brasileira: Márcio Souza. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 19, p. 134-145, dez. 2005.
RODRIGUES, Walace. Cinema brasileiro e erotismo durante a ditadura militar. Revista Porto das Letras. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Porto Nacional, vol. 04, Nº 03, Edição Especial, 2018, pág. 61-71. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/5860>. Acesso em: 02 mar. 2021.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2. ed. [2012]. 1. reimpres. São Paulo: Perspectiva, 2018. (Coleção Debates, 179).
SOUZA, Márcio. Entrevista: ofício de escritor. IN: Cadernos de literatura brasileira: Márcio Souza. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 19, p. 22-49, dez. 2005.
SOUZA, Márcio. O palco verde. São Paulo: Marco Zero, 1984.
SOUZA, Márcio. Teatro I. Textos revistos e estabelecidos pelo autor. São Paulo: Marco Zero, 1997a.
SOUZA, Márcio. Teatro III. Textos revistos e estabelecidos pelo autor. São Paulo: Marco Zero, 1997b.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução e notas de Raquel Imanishi Rodrigues. Apresentação de José Antônio Pasta Jr. 2. ed. [2011]. 1. reimpres. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
