A PROPOSTA RUSSA DE EDUCAÇÃO SOCIALISTA: O LEGADO DE NADEZHDA KONSTATINOVNA KRUPSKAYA E A SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p34-52Schlagworte:
Educação socialista, História da educação, Krupskaya, MST.Abstract
Este artigo estuda a contribuição da educadora e revolucionária russa Nadezhda Konstantinovna Krupskaya (1869-1939) e a construção da proposta de uma pedagogia socialista. Entre 1917 e 1933, após a tomada do poder pelos bolcheviques na Rússia, Krupskaya ocupa cargos no Ministério da Educação (Narkompros) e na Seção Pedagógica da Comissão Científica Estatal. Sua proposta se baseia numa crítica ideológica ao papel da escola como instrumento de educação de massas pelas classes dominantes, capitalistas, e o papel da educação numa futura sociedade sem classes. Observamos a transição da escola de ensino burguesa para uma escola do trabalho, socialista, e sua concepção politecnicista. Suas propostas inspiram experiências de movimentos sociais de trabalhadores, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. Buscamos compreender os avanços e os limites dessa pioneira iniciativa pedagógica, que superou séculos de opressão, erradicou o analfabetismo e possibilitou o acesso da população à educação.
Literaturhinweise
BROUÉ, P. O Partido Bolchevique. São Paulo: Sundermann, 2014.
FERREIRA JR., A. e BITTAR, M. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 61, 2015.
FREIITAS, Luiz Carlos; CALDART, Roseli Salete; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. (Orgs). Plano de Estudos da Escola Itinerante. Cascavel: Edunioste, 2013.
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LODI, Samantha. Nadezhda Krupskaia: uma estrela vermelha. Uberlândia: Navegando publicações, 2018.
LUCENA, Carlos; FRANÇA, Robson; PREVITALI, Fabiani; LIMA, Antônio; OMENA, A. Pistrack e Marx: os fundamentos da educação russa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 271-282, abril/2011.
MST. Educação MST. Disponível em: < https://mst.org.br/educacao/>. Acesso em: 07 de maio de 2021.
PISTRAK, M.M. Ensaios sobre a escola politécnica. São Paulo: Expressão Popular: 2015.
SHULGIN, V.N. Rumo ao politecnicismo. São Paulo: Expressão Popular: 2013.
SANCHES, C.; NERY, J. E.; BAUER, C. História e internacionalismo da Escola Nacional Florestan Fernandes. São Paulo: Sundermann, 2017.
SILVA, V. R. Uma mulher, a biblioteconomia e as bibliotecas soviéticas. Revista ECA USP: Múltiplos Olhares em Ciências da Informação, v. 2, n. 1, 2012.
TROTSKY, L. A história da revolução russa. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz