HISTÓRIAS DO ENSINO DA DANÇA ESCOLAR DO RIO DE JANEIRO: MOSTRA ESTUDANTIL DE DANÇA – 1982

Autores

  • Alexsander Barbozza da Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Rita Ferreira de Aquino Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p38-53

Palavras-chave:

História do Ensino de Dança Escolar do Rio de Janeiro, Mostra de Dança RJ, Celina Batalha.

Resumo

Este estudo dançante/educativo tem como objetivo compreender como foi realizada a primeira edição da Mostra Estudantil de Dança Moderna do Munícipio do Rio de Janeiro, criada em 1982, pela professora Celina Batalha (1950). Na primeira parte do escrito, apontamos as narrativas que os/as/es pesquisadores/as têm acionadas para construir as histórias do Ensino da Dança escolar no Rio, inclusive pensando quais caminhos estes discursos nos direcionam. Posteriormente, apresentamos a sequência de movimento, intituladaPrimeira Mostra Estudantil de Dança Moderna do Município do Rio de Janeiro, onde abordamos as ações que foram desenvolvidas no referido evento, em que dias ocorreram, como foram organizadas e quais apresentações de Dança constam na programação da mostra. Dessa maneira, conseguimos perceber que a mostra de dança se caracteriza como uma das primeiras ações que vislumbrava a efetivação dessa linguagem de conhecimento na educação formal no Rio, como consequência potencializando a criação de outros eventos e cursos.

Biografia do Autor

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

Rita Ferreira de Aquino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Artista de dança, professora da Escola de Dança da UFBA, PPGDança e PRODAN. Doutora em Artes Cênicas, Mestre e Especialista em Dança pela UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces.

Referências

AMARAL, Fabiana Pereira do. Eros Volusia e Helenita Sá Earp ? A dança inserida no projeto Estado-Novista. In: XII Simpósio de História Comparada, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XII Simpósio de História Comparada, 2017. p. 74-84. Disponível em: <https://www.academia.edu/41126790/Eros_Volusia_e_Helenita_S%C3%A1_Earp_A_dan%C3%A7a_inserida_no_projeto_Estado_Novista>. Acessado em: 12 nov. de 2021.

AMARAL, Fabiana Pereira do. A construção da Dança no Rio de Janeiro a partir da década de 1940: O pioneirismo de Eros Volusia e Helenita Sá Earp. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em História Comparada, 2018a. Disponível em: <https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000863409&local_base=UFR01#.YboWYb3MLIU>. Acessado em: 12 nov. de 2021.

BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. Historiografando, Dançando e Ensinando: as produções teóricas do Curso de Pós-graduação em Dança-Educação (lato sensu). 6º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (Anais ANDA), Salvador - Bahia: 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/papers/historiografando--dancando-e-ensinando--as-producoes-teoricas-do-curso-de-pos-graduacao-em-danca-educacao--lato-sensu->. Acessado em: 12 nov. de 2021.

BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. Formação Inicial de Professores em Dança no Brasil: História e Memória. (no prelo, a).

BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. O Ensino da Dança Empirista no Brasil. (no prelo, b).

BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. Celina Batalha e o Curso de Pós-graduação em Dança-Educação - Rio de Janeiro, 2000. (no prelo, c).

BATALHA, Celina. Dança-Educação: Relato de uma experiência. Rio de Janeiro, 1987.

BATALHA, Celina. Projeto Curso de Pós-graduação em Dança-Educação. Departamento de Arte Corporal - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 1999.

BATALHA, Celina. Competência Definidoras do Professor de Dança. Editora: Papel Virtual Editora. PUC-Rio, 2000.

BATALHA, Celina. Entrevista por vídeo chamada [2021]. Entrevistador: Alexsander Barbozza. Rio de Janeiro. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio - Brasília: ME/SEF, 2018.

FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna, uma biografia da dança contemporânea. Dublin, 2005.

MELO, Victor Andrade de. A dança nas escolas do Rio de Janeiro: do século XIX (décadas de 1820-1860). Revista Brasileira De História Da Educação: Maringá - PR, 16(3[42]), 323 - 352. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40749>. Acessado em: 12 nov. de 2021.

NASCIMENTO, Letícia Carolina P. do. Transfeminismo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.

PAIVA, Alborina Matos. Construindo a Dança na Escola. Monografia - Curso de Pós-graduação em Dança-Educação, Rio de Janeiro. 2001.

RAMOS, Maria Enamar. O Retrato da Dança no Brasil de 1950 a 2000: um relato dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Anais ABRACE), 2014.

SÁ, Denise Maria Quelha de. A dança-educação nos passos da memória. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/12279/Diss317.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acessado em: 12 nov. de 2021.

VIEIRA, Marcilio de S. História das ideias do Ensino da Dança na educação brasileira. Editora Appris: Curitiba, 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Barbozza da Silva, A., & Ferreira de Aquino, R. (2023). HISTÓRIAS DO ENSINO DA DANÇA ESCOLAR DO RIO DE JANEIRO: MOSTRA ESTUDANTIL DE DANÇA – 1982. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 38–53. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p38-53

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.