PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CASTAINHO NA GESTÃO EDUCACIONAL ESCOLAR EM SEU TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p174-206Palavras-chave:
Lei nº. 11.645/2008, Comunidades Quilombolas, Gestão Escolar, Educação Para as Relações Étnico-RaciaisResumo
Esse estudo analisa as relações entre gestão escolar e uma comunidade quilombola, visando perceber os impactos das formas de participação comunitária na gestão da escola, tomando como norte a materialização da Lei nº. 11.645/2008. O estudo foi realizado na comunidade quilombola de Castainho e na sua escola, em Garanhuns, Pernambuco. As análises tiveram como base entrevistas e observações de campo. Concluímos que a intensa mobilização da comunidade e a abertura da escola garantem a participação: a escola permite a entrada de fortes elementos culturais da comunidade quilombola, e essa por sua vez, insere suas instituições no contexto escolar visando a adequação da escola às suas especificidades educacionais que compõem o seu projeto coletivo político-epistemológico.
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