O PRIMEIRO CONTATO COM A EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES E PROFESSORAS?

Autores

  • Eduardo Silva Russell Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p94-113

Palavras-chave:

decolonialidade, colonialidade do saber, ensino, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta relatos de professores/as da educação básica, entrevistados/as pelo autor, dando importante destaque para o local onde estudaram/conheceram a epistemologia decolonial. Destaca-se que, apesar das práticas coloniais historicamente reproduzidas pela universidade, ela também é um espaço de resistência e de difusão da decolonialidade. São abordados os estudos de Aníbal Quijano, que analisam como a colonização influenciou a América Latina. A formação de professores em espaço acadêmico cria condições para desafiar as narrativas hegemônicas e valorizar saberes marginalizados. Conclui-se que a difusão da decolonialidade na universidade é fundamental para formar professores mais críticos e conscientes.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Russell, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio

É doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na PUC-RJ, investigando as práticas insurgentes/decoloniais no ensino de Literaturas na Educação Básica brasileira. Realizou estágio doutoral na Universidade do Porto e no Instituto Paulo Freire Portugal (2022), realizando conexões entre as obras freireanas e o movimento decolonial latino-americano. Integra os Grupos PROFEX e GEFOCC, na PUC - Rio, pesquisando Formação de Professores e Currículo. É mestre em Estudos de Literaturas, com ênfase em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa, pela UFF (2017). É graduado em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ (2014). É professor da Escola Parque - Gávea. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas em Língua Portuguesa.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Russell, E. S. (2024). O PRIMEIRO CONTATO COM A EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES E PROFESSORAS?. Revista Debates Insubmissos, 6(22), 94–113. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p94-113

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

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