AFROPERSPECTIVAS EM SAÚDE: UM OLHAR PARA AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO PRETA E CUIR
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p112-124%20Palabras clave:
Juventudes, Sexualidade, bichas, cuir, pretaResumen
Esse artigo apresenta reflexões a partir de uma pesquisa realizada no marco de uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz voltada para a formação de jovens-pesquisadores-ativistas-periféricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com bichas pretas sobre suas práticas sexuais durante a pandemia do covid-19 na cidade do Rio de Janeiro (2020-2021). A pesquisa buscou entender as especificidades da articulação entre juventude, sexualidade, raça e território, com foco nas bichas pretas que vivem no Morro da Providência, região central da cidade. As escolhas que definem esse percurso da produção de conhecimento são compreendidas como um marcador do sujeito ético-político na produção científica: afrocentrada, preta e cuir. Os resultados revelam a imbricação entre raça, sexualidade e território na produção das identidades, práticas sexuais e acesso à saúde.
Citas
CARRARA, Sergio. Moralidades, racionalidades e políticas sexuais no Brasil contemporâneo. Rev Mana 2015; 21 (2): 323-345.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1977, p. 28-97.
FERRARI, Wendell. Nas tramas da sexualidade: um estudo sobre trajetórias afetivo-sexuais de homens jovens gays. 2021. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: IFF/Fiocruz.
FERREIRA, Breno de Oliveira; NASCIMENTO, Marcos. A construção de políticas de saúde para as populações LGBT no Brasil: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 3825-3834, 2022.
GIOVANELLA, Lígia (org.) Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012.
GONÇALVES, Rafael Soares. Porto Maravilha, renovação urbana e o uso da noção de risco: uma confluência perversa no morro da providência. Ed. Revista De Direito Da Cidade, 14(3), 1884–1905.
RABHA, Nina, Centro do Rio: Perdas e ganhos na história Carioca. Rio de Janeiro: PPGG/UFRJ, 2006.
SOBRINHO, André Luiz; ABRAMO, Helena Wendel; VILLI, Marisa de Castro. Jovens e saúde: revelações da pandemia no Brasil 2020-2022 – Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.
TRAMONTANO, Lucas; NASCIMENTO, Marcos Antônio Ferreira do. “Aqui na favela, nada parou”: percepção da pandemia de COVID-19 por homens jovens do Complexo da Maré, RJ, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 3715-3724, 2023.
SOARES, Luciano Silveira. Cuidado em saúde e transfobia: percepções de travestis e transexuais de duas regiões do Rio de Janeiro: Maré e Cidade de Deus, sobre os serviços de saúde. 2018. Dissertação. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz.
UNESCO. Education for people and planet: creating sustainable futures for all; Global Education Monitoring Report 2016). Paris, 2016. Disponível em: http://gem-report2016.unesco.org/en/home/
_________. Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências. Brasília: UNESCO, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
