MEU CARRINHO ROSA E MINHA BONECA AZUL: DESCONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO BINÁRIA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DECONSTRUCTION OF THE BINARY CONCEPTION OF GENDER IN CHILD EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p185-215Palavras-chave:
gênero, identidade, educação infantilResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a ocorrência de possíveis binarismos de gênero quando educadores de uma creche pública do Recife articulam as cores, brinquedos e brincadeiras em seu fazer pedagógico. Através de uma pesquisa qualitativa utilizamos a entrevista semiestruturada e o questionário aberto para colher os dados, junto aos auxiliares de desenvolvimento infantil-ADIs, professores(as) e equipe gestora, relacionando gênero e Educação Infantil. Os resultados mostram que, no geral, os(as) educadores(as) tendem a cair na concepção binária de gênero, principalmente quando os direcionamentos e escolhas partem deles. Além disso, os dados mostram que a transgressão de gênero é mais aceita pelos (as) educadores (as) quando acontece por parte das meninas. Quanto à autonomia, os dados revelam que as crianças poucas vezes são consultadas nas tomadas de decisões que envolvem o brincar.
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