ENOITECER OS AFETOS: NOTAS SOBRE O AVESSO DA PELE DE JEFERSON TENORIO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p381-402Schlagworte:
Afetos, Jeferson Tenório, MemóriaAbstract
Este ensaio apresenta uma reflexão na forma de uma crítica literária do romance O avesso da pele de Jeferson Tenório A partir do romance, discutiremos questões referentes ao tema da formação da negritude e sua relação com as expressões do racismo na sociedade brasileira. Pensando a obra como um documento estético e histórico-cultural, olharemos tanto para as questões referentes a elaboração literária do texto, como também para os sentidos críticos que o texto direciona para o contexto social atual. Assim, entendemos que, como obra literária, o romance rascunha reflexões que servem de mote para o questionamento dos problemas relacionados ao tema do racismo, ao mesmo tempo que, mira para um ideal de formação do negro ancorado em questões de ancestralidade e cultivo do subjetivo, entendido, como formação do avesso. A ideia que atravessa todo ensaio é a do enoitecimento dos afetos, entendido como forma crítica e propositiva de transformação da experiência negra no mundo.
Literaturhinweise
BENJAMIN, Walter. Der Sürrealismus. Die letzte Momentaufnahme der europäishen Intelligenz. In: Gesammelte Schriften II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, número 23, 2010.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. Texto apresentado na Mesa de Escritores Afro-brasileiros, no XI Seminário Nacional Mulher e Literatura, Rio de Janeiro, 2005.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
______. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KURZ. Robert. Supressão e conservação do homem branco – uma visão retrospectiva do colonialismo e anticolonialismo no limiar do século XXI. In: Os últimos combates. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 1997.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das letras, 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
