ABERTURAS E POSSIBILIDADES DA ESCRITA ACADÊMICA: EXPERIMENTAÇÕES, VIVÊNCIAS E AFETOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p289-304

Mots-clés :

Escrita acadêmica, Gloria Anzaldúa, Conceição Evaristo, Vivências

Résumé

A escrita acadêmica é parte de um processo para comunicar e fazer circular a produção do conhecimento científico. Este texto, em formato de ensaio, se lança com o objetivo de refletir sobre possibilidades abertas de escrita acadêmica que rompam com modelos cristalizados de produção científica e que permitam experimentações textuais no fazer da pesquisa. Para tanto, aposto em duas seções de reflexão cujo intuito é abrir o tema por meio da apresentação das escritas de Gloria Anzaldúa e Conceição Evaristo, que se direcionam a marcar um registro no mundo, significar as vivências e tensionar os saberes; em seguida, aproximamos de um modo de pesquisar movidos pelos afetos. A partir dessas reflexões, neste ensaio, percebo como a escrita acadêmica pode envolver experimentações, vivências e afetos, sobretudo, nos estudos das humanidades e, assim, propor possibilidades abertas de conhecimento.

Biographie de l'auteur-e

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor substituto na Faculdade de Comunicação e doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Références

ABRIL, Gonzalo. Análises crítico de textos visuales. 1. ed. Madrid: Síntesis, 2007.

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880/9106. Acesso em: 28 abr. 2024.

ANZALDÚA, Gloria. La consciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 704-719, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000300015. Acesso em: 28 abr. 2024.

COSTA, Claudia de Lima. Gloria Evangelina Anzaldúa. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 12, p. 13-14, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n389681. Acesso em: 28 abr. 2024.

CURSO DE ESCRITA acadêmica. [S. l: S. n.], 2021. 17 vídeos. Publicado pelo canal Rosana Pinheiro-Machado. Disponível em: https://www.youtube.com/@rosanapinheiro-machado9854/videos. Acesso em: 28 abr. 2024.

CURSO DE EXTENSÃO | Banquinha. [S. l.: S. n.], 2021. 7 vídeos. Publicado pelo canal Anis – Instituto de Bioética. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZcoVT3i-3y0&list=PLf-Oz5dUh_nijgdDoV9Ef_amyvasWb8AE. Acesso em: 28 abr. 2024.

ESCREVER. In: MICHAELIS. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=escrever. Acesso em:28 abr. 2024.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26-46.

EVARISTO, Conceição. “Esse lugar também é nosso”. [Entrevista concedida a] Ana Paula Acauan. Revista PUCRS, Porto Alegre, n. 191, online, jul.-set. 2019. Disponível em: https://www.pucrs.br/revista/esse-lugar-tambem-e-nosso/. Acesso em: 28 abr. 2024.

FELISBERTO, Fernanda. Escrevivência como rota de escrita acadêmica. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 164-181.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 28 abr. 2024.

LEAL, Bruno Souza. Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação. In: LEAL, Bruno Souza; CARVALHO, Carlos Alberto; ALZAMORA, Geane (Orgs.). Textualidades midiáticas. 1. ed. Belo Horizonte: PPGCom UFMG, 2018. p. 17-33.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

MANTOVANI, Camila Maciel Campolina Alves. Práticas científicas e vulnerabilidades: passagens, interdições e pontes para a produção de conhecimento. In: SARAIVA, Luiz Alex Silva; PESSOA, Sônia Caldas; MANTOVANI, Camila Maciel Campolina Alves (Orgs.). Metodologias vulneráveis. 1. ed. Cachoeirinha: Editora Fi, 2023, p. 107-129.

MORICEAU, Jean-Luc. A virada afetiva como ética: nos passos de Alphonso Lingis. In: PESSOA, Sônia; PRATA, Nair (Orgs.). Desigualdades, gêneros e comunicação. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2019, p. 41-50.

MORICEAU, Jean-Luc. Escritura e afetos. In: PESSOA, Sônia Caldas; MARQUES, Ângela Salgueiro Marques; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos. Afetos: teses e argumentos. 1. ed. Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2021, p. 17-31.

NUNES, Isabella Rosado. Sobre o que nos move, sobre a vida. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 10-24.

PALMEIRAS, Lara Virgínia Saraiva. A força da escrita de Glória Anzaldúa. Revista Entrelaces. Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 189-206, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39803. Acesso em: 28 abr. 2024.

PESSOA, Sônia Caldas. Acessibilidade afetiva? Da linguagem hospitaleira às redes de relações em organizações. In: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; SILVA, Daniel Reis; LIMA, Fábia Pereira. Comunicação e direitos humanos. 1. ed. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2019, p. 221-230.

REIS, Pâmela Laurentina Sampaio; GROSSI, Miriam Pillar. A escrita insubmissa de Gloria Anzaldúa. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n389681. Acesso em: 28 abr. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-25

Comment citer

Vieira Filho, M. J. (2024). ABERTURAS E POSSIBILIDADES DA ESCRITA ACADÊMICA: EXPERIMENTAÇÕES, VIVÊNCIAS E AFETOS. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 289–304. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p289-304

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.