EDUCANDO PARA A COMPLEXIDADE: O PAPEL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p176-196Mots-clés :
Formação docente, condição humana, complexidade, solidariedade.Résumé
A reflexão sobre a formação docente é essencial no contexto da nossa complexa existência planetária, e o presente artigo articula essa discussão com a concepção de uma educação voltada para a compreensão do nosso lugar no mundo. É importante trabalharmos para uma práxis centrada na valorização da condição humana através da complexidade, que apresenta paradigmas distintos daqueles que buscam uma visão simplista e disruptiva. O artigo salienta a necessidade de um ensino que ultrapasse a simples transmissão de conteúdos e adote uma postura ética e solidária, tendo a Epistemologia Solidária como orientadora dessa prática. A transição para um novo paradigma de ensino, que reconheça a complexidade e a interdependência da vida, implica em repensar nossas práticas pedagógicas e os papéis desempenhados por professores e alunos.
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