Análise Linguística/Semiótica no livro didático de português: uma análise das tendências de estudo da língua
Mots-clés :
Análise Linguística, Tendências de estudo da língua, Livro didático.Résumé
No Brasil, há ainda uma confusão terminológica e teórica em definir e (re)conhecer a Análise Linguística como um eixo teórico-prático na Educação Básica, fato que gera efeitos retroativos negativos no ensino de língua materna, bem como na elaboração de Livros Didáticos (LD). Nesse contexto, objetiva-se verificar quais são as tendências de estudo da língua que subsidiam a prática de análise linguística em atividades do livro didático de português. Para tal, recorre-se teoricamente aos conceitos e discussões sobre análise linguística realizados por Bezerra e Reinaldo (2013), Bezerra (2019) e Mendonça (2006). Metodologicamente, selecionou-se os volumes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalch. Os resultados alcançados indicam uma instabilidade teórico-metodológica em relação aos aspectos focalizados nos exercícios propostos, uma vez que ora enfatizam elementos gramaticais a partir de comandos mecânicos, ora destacam elementos semânticos e discursivos a partir da análise de práticas que refletem o funcionamento da língua. Diante disso, conclui-se que, nas atividades do LD em análise, há uma tendência conciliadora no estudo da língua (BEZERRA; REINALDO, 2013), o que sinaliza uma preocupação, por parte dos autores do LD, em desenvolver a competência leitora dos alunos.Références
BEZERRA, M. A. Desafios epistemológicos e metodológicos no ensino de português. MONTEIRO, S. A. de S. (org.). Argumentação e linguagem. Ponta Grossa, PR: Atena
Editora, 2019. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/2536. Acesso em: 28 nov. 2020.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEE, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria da Educação Básica/MEC, 2002.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Guia do livro didático de português: Ensino Fundamental - anos finais. Brasília: FNDE/INEP, 2020.
CASTILHO, A. T de.; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. 1. ed., 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2019.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. reimpr. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017.
DUTRA, C. M. M.; LOULA, L. D. Incompreensão e desalinhamento teórico-metodológico como possíveis entraves à prática de análise linguística em sala de aula. Domínios de lingu@gem, v. 11, p. 526- 547, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37276/20906. Acesso em: 27 out. 2020.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
FREITAS, S. A. de.; SILVA, G. J. da. A prática de análise linguística no livro didático: atividade de reflexão sobre a linguagem. Diadorim, Rio de Janeiro, n. 18, v. 2, p. 216-230, jul-dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/5371/15420. Acesso em: 28 nov. 2020.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
GOMES, A. de R.; CANDIDO, D. A prática de análise linguística nos livros didáticos: um estudo comparativo. Web revista linguagem, educação e memória, Mato Grosso do Sul, v. 11, n. 11, p. 63-96, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1545/pdf. Acesso em; 29 out. 2020.
GUIMARÃES, E. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009.
KLEIMAN, A.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. 2.ed., São Paulo: Pontes, 2012.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um novo objeto. In:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e formação do
professor. São Paulo: Parábola, 2006.
ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor. v. 6. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor. v. 8. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
PISCIOTTA, H. Análise linguística: do uso para a reflexão. In: BRITO, E. B. (org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).