Diálogos entre a BNCC e o ENEM: impactos do novo documento curricular na prova de Literatura

Autor/innen

  • Davi Leonardo Barbosa e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Schlagworte:

Base Nacional Comum Curricular, Exame Nacional do Ensino Médio, Língua Portuguesa.

Abstract

Resumo: O artigo toma como peças centrais dois itens que estão presentes no dia a dia das escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares. São eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os principais objetivos dessa pesquisa são elucidar a relação entre os dois documentos e seus possíveis impactos na educação literária (com foco no Ensino Médio). Para tal, utilizamos os estudos de Luft e Fischer (2017), Fontes (2018) e Ipiranga (2019) como base teórica. O artigo é de natureza documental e faz análise quantitativo-qualitativa das edições realizadas pelo Enem após a publicação da Base, para fins comparativos. Os critérios utilizados foram os tipos de questões acerca da literatura (literatura propriamente dita ou literatura tomada como pretexto para outros fins), os objetos do conhecimento, os gêneros e os suportes dos textos, os movimentos artístico-literários e os autores. Nessas análises, foi possível identificar que o ENEM apresenta pouca variação nas questões que envolvem movimentos artístico-literários e que, mesmo quando as questões consideram o caráter literário dos textos, eles não são reproduzidos de forma integral. Desse modo, vai de encontro ao que preconiza a BNCC quanto à importância da leitura e fruição literária.

Autor/innen-Biografie

Davi Leonardo Barbosa e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento do Curso de Letras

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-05-10 — aktualisiert am 2024-05-11

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