Biblioterapia como estratégia de ensino de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Julia Magnoni Roque Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Biblioterapia, Paulo Freire, Diálogo, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Anos finais do ensino fundamental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a possibilidade de usar a biblioterapia como ferramenta para o estabelecimento do diálogo entre professores e alunos, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, por meio de pesquisa bibliográfica, analisamos as ideias de diálogo e de educação dialógica, presentes nas obras de Paulo Freire (1987, 2011). Em seguida, definimos as etapas do processo biblioterapêutico, de acordo com as áreas da estética, da psicologia e da filosofia. Logo após, analisamos o conceito de fruição literária, de Ranke e Magalhães (2011), e sua contribuição na construção de sentidos e na formação do indivíduo. Feito isto, apresentamos a ideia de literatura como conhecimento, com base no conceito da mimésis aristotélica. Ademais, abordamos o papel que a biblioterapia pode assumir para o ensino de literatura e Língua Portuguesa no ambiente escolar. Com base no que foi exposto, a prática biblioterapêutica pode ocupar um papel relevante em sala de aula, por possibilitar a educação dialógica, a fruição literária, a formação do indivíduo e de sua atividade leitora, além de suscitar a reflexão e o pensamento crítico e de conscientizar os alunos acerca de si mesmos e de seus conhecimentos prévios sobre a língua.

Biografia do Autor

Julia Magnoni Roque, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Letras - licenciatura português e inglês pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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17-09-2023

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