A Leitura para o Letramento Crítico: uma prática educativa em um centro socioeducativo de Manaus

Autores

  • Bianca Luniere Vilaça Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Literatura, Prática educativa em centro socioeducativo

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições da prática de leitura de poemas como meio para o desenvolvimento do Letramento Crítico (LC) através da análise de um Círculo de Leitura com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em um centro socioeducativo de internação feminina. Como suporte teórico, dispomos dos conceitos de Leitura explorado por Martins (1997), Pétit (2009;2016) e Freire (1982) e de LC discutido por Janks (2010;2012); Freire (2019a, 2019b) e Jordão (2007; 2013). Como metodologia, empregamos a pesquisa de campo, tendo como corpus as narrativas discentes. Entre os resultados, obtivemos que a leitura de poemas possibilitou dialogar temas que levaram a um crescimento da reflexão crítica e da expressividade linguística das adolescentes. Com isso, situamos a leitura como prática educativa promotora de reflexão do contexto individual e coletivo – proposta do Letramento Crítico.

Biografia do Autor

Bianca Luniere Vilaça, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atua nas áreas de Ciências Humanas, Educação, Políticas Públicas, práticas educativas em contexto socioeducativo e Linguística aplicada à educação.

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02-02-2024 — Atualizado em 08-05-2024

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