Nordeste Oriental: Semantização musical, figurativização e forma de vida em Lula Côrtes
Palavras-chave:
Semiótica Francesa, Semantização Musical, Figurativização, Nordeste OrientalResumo
Baseando-se nos estudos semióticos da vertente francesa, o presente artigo busca refletir acerca dos processos de significação do discurso musical, aplicando tais preceitos analíticos no interlúdio "Nordeste Oriental" (1980), do compositor popular Lula Côrtes. Para tanto, o trabalho se vale de três perspectivas complementares. Submete-se, inicialmente, às noções de regimes de significação do discurso musical postuladas pelo semioticista Antônio Pietroforte (2015) em sua abordagem da chamada “música erudita ocidental”. Em seguida, por meio do uso de categorias basilares elencadas por Greimas (1973), almeja-se apresentar o percurso gerativo de sentido a fim de investigar os principais processos de figurativização construídos na obra. Por fim, a partir das contribuições do filósofo Ludwig Wittgenstein quanto às categorias de “formas de vida” — adaptadas ao modelo tensivo por Claude Zilberberg e Jacques Fontanille (2001) — busca-se explicitar as intersecções discursivas dos diferentes grupos sociais marginalizados durante a década de setenta e as relações de tal fenômeno na semantização musical.
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