A contribuição do método de correção no processo de reescrita

Autores

  • Rosiely Caroline Brito Universidade Federal de Uberlandia

Palavras-chave:

Escrita, Correção textual, Texto, Ensino,

Resumo

Neste estudo, objetivamos identificar os principais problemas cometidos por estudantes no processo de escrita. Como este trabalho faz parte de uma pesquisa maior, neste artigo, selecionamos do nosso corpus e analisamos alguns relatos e textos dissertativos-argumentativos produzidos por estudantes matriculados no Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Uberlândia-MG. Para isso, buscamos apoio teórico-metodológico em Serafini (2004), Ruiz (2013) e Fiad (2021). Os resultados apontam que os estudantes apresentaram menos dificuldades em produzir o gênero relato do que o tipo textual dissertativo argumentativo. Além disso, percebemos que eles realizam a reescrita, focando, principalmente, na correção dos elementos coesivos e ortográficos, enquanto os aspectos de ordem discursivo-argumentativa ainda são corrigidos de modo superficial.

 

Referências

FIAD, Raquel Salek. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 13, n. 3, p. 463-480, 17 set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/gbJwWJwK9QYQDzdXKsNxfyz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 nov. 2021.

POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas: Cefiel; IEL; Unicamp; MEC, 2005.

RUIZ, Eliana. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 6. ed. São Paulo: Globo, 1995.

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Publicado

10-05-2024 — Atualizado em 11-05-2024

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