A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para a formação docente: uma discussão a partir do olhar de uma residente

Auteurs-es

  • Tatiara da Silva de Armas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Mots-clés :

Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, miniautobiografia.

Résumé

 

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo realizado em Trabalho de Conclusão de Curso a respeito da minha experiência como residente no módulo II do Programa Residência Pedagógica (PRP), que ocorreu no momento de pandemia e de forma virtual. Trata-se de um estudo de cunho reflexivo a respeito do papel do PRP na formação docente. Para tanto, apresento uma contextualização do PRP e o desenvolvimento do projeto de ensino sobre miniautobiografia, que foi criado a partir das socializações de leituras que contribuíram para pensar a respeito da concepção de Língua e Linguagem nas aulas de Português, problematizada por Oliveira (2019) e dos conceitos de cidadania, fruição e autoria abordados por Simões (2012). Por fim, estabeleço uma relação entre a experiência do estágio curricular supervisionado trazida por Pimenta e Lima (2004) e as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o curso de licenciatura. A reflexão realizada evidencia que o PRP não invalida a realização de estágio, mas proporciona uma experiência tão qualificada quanto a dessa atividade obrigatória.  

 

Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica; Formação Docente; Miniautobiografia.

Références

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Publié-e

2023-03-07

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