Afasia e Demência: complicações no acesso lexical de pacientes com Alzheimer

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/1984-7408.2024.258326

Parole chiave:

doença de Alzheimer, afasia lexical, processamento de léxico, neurociência da linguagem

Abstract

O presente trabalho busca discutir como a Doença de Alzheimer (DA) afeta linguisticamente seus pacientes no que se relaciona ao acesso lexical. Para isso, inicialmente, através de uma pesquisa bibliográfica e por meio do método hipotético-dedutivo (Köche, 2011), faz-se um breve relato acerca da história dos estudos linguísticos em pacientes com DA. Em seguida, compara-se duas teorias, uma pertencente à Neurociência da Linguagem, o Localizacionismo, e a segunda, à Psicologia, sendo esta a relação Pensamento/Linguagem elucidada por Vygotsky (1991, 2000). Ademais, tem-se como objetivo apontar como o acesso às classes gramaticais é afetado durante o desenvolvimento da patologia. Dessa forma, após a realização da pesquisa, constata-se que a DA, por ser relativamente nova, descoberta no início do século passado, não tem suas causas identificadas. Todavia, é apresentada uma sintomatologia – como a anomia – relacionada aos déficits linguísticos, os quais, além de não serem vistos com importância para os estudos associados à doença, mesmo sendo presentes desde o início da mesma, muitas vezes, são analisados de maneira destacada da patologia, com o uso da teoria Localizacionista, não se estudando as relações intrínsecas existentes entre a Linguagem e os processos cognitivos. Outrossim, identifica-se, com o auxílio dos estudos de Alegria (2013), as diferenças simbólicas entre os processamentos das diferentes classes gramaticais. Além disso, conclui-se a falta de referências bibliográficas nacionais sobre o assunto, uma vez que são escassas as pesquisas sobre a problemática com o uso do Português Brasileiro.

Biografia autore

Bárbara Maria da Silva Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar

Licenciada em Letras (Português e Literaturas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM -Campus Nova Iguaçu). Participou do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL), na linha de pesquisa Sintaxe do Português, com orientação do Prof. Dr. Fernando Vieira Peixoto Filho (2019). Atuou como representante discente dos cursos de Letras do Instituto Multidisciplinar (2020). Além disso, foi monitora voluntária do curso História do Pensamento Linguístico sob a orientação da Profa. Dra. Milena Uzeda Garrão (2018-2020), tendo como função o auxílio de alunos e a formulação de atividades. Atuou como bolsista no projeto de extensão Cursos de Idiomas para a Comunidade (2021-2022), oferecido pela universidade supracitada através da Escola de Extensão (EEXT), além de estagiar pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu (2021-2022). Atualmente, é pós-graduanda em Gestão Educacional pela FACUMINAS, Universidade de Minas.

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Pubblicato

2024-12-19

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