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Lila, uma criança-bruxa: representação da infância em A amiga genial, de Elena Ferrante

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265423

Mots-clés :

representação da infância, caça às bruxas, literatura contemporânea de autoria feminina, Elena Ferrante

Résumé

Analisaremos a representação da infância da personagem Lila de A amiga genial, de Elena Ferrante, caracterizada por sua irreverência. Considerando que a descrição de Lila tende a associá-la ao mal, basear-nos-emos, sobretudo, nos estudos de Silvia Federici, para quem a imagem da bruxa foi tecida para perpetuação de uma sociedade capitalista e patriarcal que subjugava a mulher. Assim, marcada pela pobreza e pela violência masculina, Lila ressentiu-se com a própria marginalização, adotando uma língua ferina. Embora tenha sido descrita como uma criança-bruxa por guardar essas características, observaremos que ela não conseguiu resistir às investidas de uma comunidade hostil às mulheres.

Bibliographies de l'auteur

Bruna Fontes Ferraz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. Doutora e Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: bruna.fferraz@gmail.com.

Eduarda Duarte Pena, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestranda em Literatura, Cultura e Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Bolsista da FAPEMIG. E-mail: duduartep@gmail.com.

Références

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Publiée

2025-05-19

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Comment citer

Ferraz, B. F., & Pena, E. D. (2025). Lila, uma criança-bruxa: representação da infância em A amiga genial, de Elena Ferrante. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265423

Numéro

Rubrique

Artigo - Literatura (seção livre)

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